Geogebra 3D: Relato de uma experiência na superação de dificuldades de aprendizagem em geometria espacial

Autores

  • Lucio Souza Fassarella Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0001-6339-8958
  • Rosângelo Jesus da Rocha PPGEEB/UFES - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente artigo discute brevemente a utilização do computador nas aulas de matemática e descreve uma experiência no ensino de Geometria com o uso do software de geometria dinâmica Geogebra 3D, realizada no ano de 2018 em turmas do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Machado de Assis, cidade de Teixeira de Freitas–BA. O desenvolvimento e as contribuições da proposta foram analisados qualitativamente com base na observação participante e nos depoimentos escritos pelos alunos; também comparamos os desempenhos das turmas nas avaliações que antecederam e sucederam a utilização do Geogebra 3D. A experiência mostrou que o Geogebra 3D pode contribuir efetivamente para aprendizagem dos saberes matemáticos relacionados à Geometria Espacial, além de promover o envolvimento ativo e reflexivo dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Souza Fassarella, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestre em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1998) e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2002). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), lotado no Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pesquisa em Matemática e Física, especialmente em temas relacionados a Mecânica Quântica.

Rosângelo Jesus da Rocha, PPGEEB/UFES - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo

Possui especialização em Letra e Literatura Brasileira pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá- RJ. Licenciado em Letras com Habilitação em Português/Inglês e literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, graduado em Matemática. pela Universidade Metropolitana de Santos. Atualmente é professor - concursado do Centro Educacional Machado de Assis. Possui experiência na área da educação, com ênfase em Matemática e Português. Interessa-se por estudos sobre História da Educação Matemática.

Referências

BARROS, Eliana Merlin Deganutti. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012, 366f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012a.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Raído, Dourados,MS, v. 6, n. 11, p 11 - 35, jan./jun. 2012b.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 1998. Linguagens, códigos e suas tecnologias.

BRASIL. Ministério da educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 2003.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michlèle; SCHNEUWLY, Bernard;. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Org.). Gêneros orais e escritos na escolar. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.

DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

FRANCESCHINI, Felipe. Notícia e Reportagem: sutis diferenças. Comum, Rio de Janeiro, v.9, n.22, p. 144-155, jan./jun. 2004.

GONÇALVES, Adair Vieira. BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Planejamento sequenciado da aprendizagem: modelos e sequências didáticas. Linguagem & ensino, Pelotas, v. 13, n. 1, p. 37-69, jan./jun. 2010.

MACHADO, Anna Rachel; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Portuguesa. Paraná: SEED, 2008.

UBER, Teresinha de Jesus Bauer. Artigo de opinião: Estudos sobre um gênero discursivo. Maringá, 2008.

Downloads

Publicado

30-11-2018

Edição

Seção

Relatos de experiência