A inclusão escolar na formação inicial de professores

Autores

  • Ivone Martins de Oliveira UFES/PPGE,
  • José Francisco Chicon Universidade Federal do Espírito Santo
  • Emilene Gomes Monteiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela de Vilhena Muraca Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A formação de professores para atuar em uma perspectiva inclusiva tem se apresentado como um grande desafio para instituições formadoras e redes de ensino. No que tange à formação inicial, de modo geral, os currículos de cursos de licenciatura têm realizado ações tímidas de forma a propiciar aos graduandos a ampliação dos conhecimentos e concepções a respeito da inclusão escolar. Este artigo teve como objetivo analisar os modos de organização de disciplinas de um curso de licenciatura em Educação Física, as quais visam a propiciar condições para que os acadêmicos do curso ampliem seus conhecimentos e saberes sobre os alunos público-alvo da educação especial e os processos de ensino e aprendizagem em contextos inclusivos. Para isso, foi desenvolvido um estudo exploratório dos debates realizados por estudantes e professores, em sala de aula, a respeito de intervenções educativas em uma brinquedoteca. O estudo apontou que os modos de organização das disciplinas analisadas podem contribuir para a formação de professores em uma perspectiva inclusiva na medida em que haja uma articulação dessas disciplinas com as demais que compõem o currículo do curso, bem como o estabelecimento de um movimento interdisciplinar que tenha como um de seus eixos o reconhecimento das diferenças entre as pessoas.

Palavras-chave: Inclusão escolar. Formação inicial. Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Martins de Oliveira, UFES/PPGE,

Profª Drª do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo Santo

José Francisco Chicon, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Professor Associado do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES. Coordenador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES).

Emilene Gomes Monteiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialista em Psicoterapia Breve Psicodinâmica, pela Faculdade Unyleya. Bacharel em Psicologia, pela Universidade Vila Velha - UVV. Especialista em Psicanálise Clínica, pela Associação Brasileira de Psicanálise Clínica - ABPC.  Licenciada em Música, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas em espaços escolares e não escolares.

Gabriela de Vilhena Muraca, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Vila Velha-UVV. Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal Espirito Santo-UFES. Professora do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES).

Downloads

Publicado

06-04-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas