O processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na escola pública na visão de familiares, gestores e professores
Resumo
Este estudo tem por objetivo compreender como acontece o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista-TEA da rede municipal de Paulista-PE e teve como campo empírico, duas escolas do Ensino Fundamental. Com base na pesquisa qualitativa, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gestores, professores, bem como aos e pais/responsáveis de alunos com TEA, cujos dados foram analisados à luz da Análise Temática de Bardin (2010). As respostas apontaram que as dificuldades vão desde o despreparo da formação docente para atuação em salas de aula, até a falta de estrutura física escolar para recepção e facilitação do trabalho pedagógico. Além disso, permanece o desconhecimento de muitos pais/responsáveis e de alguns gestores acerca do sistema educacional inclusivo e das Políticas Educacionais garantidoras do direito à Educação Básica implicando dificuldades de lidar com situações cotidianas básicas.
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