Os processos de aprendizagem da criança com autismo
contribuições da perspectiva Histórico-Cultural
Resumo
O presente estudo está vinculado ao projeto de pesquisa “Educação Inclusiva: um estudo das práticas educativas na escola à luz das contribuições da Perspectiva Histórico-Cultural” sob número de registro de aprovação CAAE 62836116.2.0000.5063 no Comitê de Ética e Pesquisa em seres humanos. Também se relaciona à pesquisa realizada na Iniciação Científica, edital PIBIC 2018/2019 da Universidade Federal do Espírito Santo e se propôs a pesquisar os processos de aprendizagem da criança com autismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola municipal de São Mateus/ES, na tentativa de compreender como essa aprendizagem acontece e quais são os recursos utilizados pelos professores para propiciar o ensino dos conhecimentos escolares aos alunos. Fundamenta-se na perspectiva Histórico-Cultural de desenvolvimento humano elaborada por Vigotski (2011/2012) e nas contribuições de sua teoria para a compreensão das peculiaridades de desenvolvimento da criança com deficiência/autismo, na compensação sociopsicológica e no uso de caminhos alternativos e recursos especiais. Espera-se com esse estudo contribuir para a compreensão dos processos de aprendizagem que envolve os alunos com autismo, assim como, contribuir para se pensar em metodologias que propiciem um ensino de qualidade a todos os alunos, levando em consideração suas diferenças constitutivas para um ensino de qualidade na diversidade.
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