Refletindo o fazer pedagógico na Educação Especial

uma análise dos conceitos vigotskianos no campo da deficiência

Autores

  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo
  • Aparecida Souza França Silva Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este texto faz parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Mestrado em Ensino na Educação Básica do programa de Pós-Graduação (PPGEEB) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – CEUNES/UFES sob número de aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa CAAE 15781619.3.0000.5063. Tem como objetivo pesquisar e refletir sobre os saberes e as práticas dos professores de Educação Infantil na área da Educação Especial. A compreensão das práticas pedagógicas e a influência destas no desenvolvimento das crianças, público-alvo da Educação Especial, nessa pesquisa, se referencia nos estudos de Vigotski (1993, 2011, 2012) e em pesquisas que destacam as possibilidades de ensinar crianças com deficiência e autismo. Nesse texto, discorremos sobre a perspectiva Histórico-Cultural e suas contribuições para se pensar o campo da deficiência e as singularidades de aprendizagem dos sujeitos. Portanto, refere-se a um texto de caráter conceitual e teórico.

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Biografia do Autor

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Departamento de Educação e Ciências Humanas

Aparecida Souza França Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo/Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

06-04-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas