O aluno Surdo na escola comum: percepções e práticas

Autores

  • Janine Candeias Balbino Dias UFES
  • Rita de Cassia Cristofoleti
  • Isabel Matos Nunes Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Com o objetivo de refletir o processo escolar de um aluno surdo no ensino comum, é que o presente artigo recorte dos dados de uma pesquisa de dissertação em andamento, se propõem conhecer a percepção de professores e supervisores relacionados ao aluno surdo e suas implicações nas práticas pedagógicas a ele direcionadas. Na tentativa de alcançar o objetivo proposto, a coleta de dados procedeu-se por meio de entrevistas semiestruturadas a 25 professores e 3 supervisores que antecederam seu percurso escolar. A interpretação dos dados fundamentou-se na análise de conteúdo proposto por Bardin (2014), enquanto que as inferências se fundamentam na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano em Vygotsty e na perspectiva Enunciativo-discursivo de linguagem de Bakhtin, além dos demais interlocutores convidados a compor a trajetória educacional dos surdos. Os dados evidenciam o enraizamento hegemônico da perspectiva médica nas concepções dos professores e supervisores, um olhar voltado para “falta de”, para deficiência, que limita o sujeito ao não ter. Há um clamor urgente pelo cumprimento das políticas vigentes na educação de surdos, para que o olhar e as práticas da comunidade escolar comecem a ser transformadas, passando a olhar esses sujeitos pelo viés da diferença, não da deficiência.

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Biografia do Autor

Janine Candeias Balbino Dias, UFES

Mestranda no programa de Ensino na Educação Básica/UFES, graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, docente desde o ano de 2012, atuando com as temáticas de Educação Especial, Ensino de ciências/biologia e Educação de Surdos.

Rita de Cassia Cristofoleti

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo UFES/CEUNES. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (UFES/CEUNES).

Isabel Matos Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo UFES/CEUNES. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CEUNES).

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Publicado

06-04-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas