A importância do brincar na Educação Infantil
Resumo
A Educação Infantil é uma fase importante para a vida do aluno, pois o mesmo vivencia momentos que envolvem interações e brincadeiras sociais que favorecem a construção da aprendizagem. Pensando assim, e com base em nossas experiências, percebemos que alguns pais e responsáveis não compreendem a proposta da Educação Infantil, desprezando a brincadeira como um momento único de construção de aprendizagem. Questionam sobre as práticas de leitura e escrita realizadas, não entendendo o uso social da leitura e escrita trabalhada na Educação Infantil. Em outras situações alguns não a valorizam, permitindo que os filhos faltem, pois alegam que só vão à escola para brincar. Estas situações causam a necessidade de interagirmos um pouco mais com os pais, a fim de apresentarmos o brincar como um fator importante para o desenvolvimento global do educando na Educação Infantil. Diante desses fatos, o objetivo dessa pesquisa é estudar sobre o brincar na Educação Infantil, ressaltando as possibilidades para aprendizagens por meio da interação, entendendo esta etapa do ensino como um momento de construção coletiva pedagógica. Para este estudo, dialogamos com alguns autores e documentos oficiais sobre a Educação Infantil e realizamos uma pesquisa participante numa Escola Municipal de Volta Redonda- RJ, onde observamos em nossa atuação como docente, a comunidade escolar e o diálogo relacionado à proposta educativa desta etapa de ensino. Concluímos, com a pesquisa, a importância do diálogo entre família e comunidade para que a função educativa da Educação Infantil seja garantida à criança, que é de brincar e interagir tendo em vista a construção de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.