O fio e os nós na tecitura do trabalho colaborativo na Educação Especial

Autores

  • Isabel Matos Nunes Secretaria Estadual da Educação - ES
  • Márcia Alessandra de Souza Fernandes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariza Carvalho Nascimento Ziviani Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente texto problematiza as inter-relações estabelecidas entre os profissionais que atuam com os estudantes público-alvo da educação especial, na rede municipal de São Mateus-ES, no que tange ao trabalho colaborativo. Possui como referência teórica os conceitos de figuração e interdependência definidos por Norbert Elias. Objetivamente, tece reflexões sobre as experiências e práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial, a partir dos dados elaborados no contexto da pesquisa intitulada “Interdependência e colaboração em contextos escolares inclusivos” (ZIVIANI, 2016), que trilhou o eixo da pesquisa qualitativa, delineada sob a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-ação colaborativo-crítica (JESUS, 2008). Analisa a concepção de trabalho colaborativo no discurso dos profissionais da escola, e discute como esses se articulam com os fios do discurso político

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Alessandra de Souza Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo (SEDU) e da Rede Municipal de São Mateus-ES.

Mariza Carvalho Nascimento Ziviani, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pedagoga e professora da Rede de Ensino do município de Pinheiros-ES.

Downloads

Publicado

06-04-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas