Multiletramentos em contextos multisseriais: uma abordagem sobre educação do campo no semiárido baiano

Autores

  • Adeilda Ana Silva Martins UNEB (Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas - Juazeiro - BA.
  • Edmerson dos Santos Reis UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA https://orcid.org/0000-0003-3153-6759

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.30505

Resumo

RESUMO

O presente artigo apresenta os multiletramentos como mecanismos de exercício social da leitura e escrita, e sua viabilidade no contexto das escolas multisseriadas do campo. Entendemos que a heterogeneidade do funcionamento das classes multisseriadas favorece a interação entre os educandos e as ferramentas tecnológicas como aliadas para a concretização de uma educação enraizada - e por isso, contextualizada – nesses espaços. A aquisição da leitura, pensada como letramento e multiletramento excede a ideia tradicionalmente aceita de que nas comunidades rurais as pessoas apenas precisam “saber ler”. As interações sociais através da linguagem, no âmbito das comunicações virtuais situam-se como ferramenta de emancipação e autonomia, portanto devem ser acessíveis a todos os educandos. A pesquisa, além de bibliográfica, apresenta também elementos da observação participante realizada numa escola do campo no município de Juazeiro - Bahia.

Palavras-chave: Interações sociais. Linguagem. Contextualização. Multiletramentos. Educação do Campo.

 

 

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Biografia do Autor

Adeilda Ana Silva Martins, UNEB (Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas - Juazeiro - BA.

UNEB (Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas
- Juazeiro - BA.

Edmerson dos Santos Reis, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Em Educação de Adultos pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Juazeiro (1995), Mestrado em Educação - Université du Quebéc a Chicoutimi (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas - DCH-III/Universidade do Estado da Bahia, Membro do Fórum Nacional de Educação - FONEC, Membro da Secretaria Executiva da Rede de Educação da Semiárido Brasileiro - RESAB; Professor Permanente do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCH-III, em Juazeiro - BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Contextualizada, Educação do Campo, Convivência com o Semiárido, Currículo e Formação de Professores, áreas temáticas sobre as quais possui vários livros e artigos publicados de sua autoria e em coautoria. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território - EDUCERE; Coordenador do Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no Campus III da UNEB e Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão Reflexão dos Referenciais da Educação Contextualizada. Coordenador da Linha de Pesquisa Educação contextualizada para Convivência com o Semiárido no PPGESA. Coordenador do Observatório dos Indicadores da Gestão Educacional no Território do Sertão do São Francisco, no norte da Bahia. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil