Multiletramentos em contextos multisseriais: uma abordagem sobre educação do campo no semiárido baiano
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.30505Resumo
RESUMO
O presente artigo apresenta os multiletramentos como mecanismos de exercício social da leitura e escrita, e sua viabilidade no contexto das escolas multisseriadas do campo. Entendemos que a heterogeneidade do funcionamento das classes multisseriadas favorece a interação entre os educandos e as ferramentas tecnológicas como aliadas para a concretização de uma educação enraizada - e por isso, contextualizada – nesses espaços. A aquisição da leitura, pensada como letramento e multiletramento excede a ideia tradicionalmente aceita de que nas comunidades rurais as pessoas apenas precisam “saber ler”. As interações sociais através da linguagem, no âmbito das comunicações virtuais situam-se como ferramenta de emancipação e autonomia, portanto devem ser acessíveis a todos os educandos. A pesquisa, além de bibliográfica, apresenta também elementos da observação participante realizada numa escola do campo no município de Juazeiro - Bahia.
Palavras-chave: Interações sociais. Linguagem. Contextualização. Multiletramentos. Educação do Campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.