A pedagogia da alternância e a cidade: os desafios da escola família agrícola “São Bento do Chapéu” diante da matrícula de estudantes residentes do meio urbano
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31029Resumo
A temática que subsidia este estudo busca entender o que move os alunos do perímetro urbano de Domingos Martins e Marechal Floriano a se matricularem na Escola Família Agrícola (EFA) São Bento do Chapéu, visto que o contexto rural se contrapõe a realidade desses estudantes. Também se propõe compreender os desafios de ensino e aprendizagem diante desse novo contexto escolar nesta escola, que adota a Pedagogia da Alternância. A investigação se norteia a partir de uma pesquisa qualitativa com docentes e discentes que atuam na EFA São Bento do Chapéu. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário com questões sobre o que motiva os alunos do meio urbano a se matricular na EFA e os desafios ali encontrados. Os resultados do estudo remetem a singularidade de se cultivar saberes necessários à Pedagogia da Alternância e de enfrentamento de novos desafios teóricos e práticos da escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.