A pedagogia da alternância e a cidade: os desafios da escola família agrícola “São Bento do Chapéu” diante da matrícula de estudantes residentes do meio urbano

Autores

  • Samuel Pinheiro da Silva Santos Estudante na Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flaviane Geraldo
  • Patricia Hand Littig EFA São Bento do Chapé
  • Wellington Raach

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31029

Resumo

A temática que subsidia este estudo busca entender o que move os alunos do perímetro urbano de Domingos Martins e Marechal Floriano a se matricularem na Escola Família Agrícola (EFA) São Bento do Chapéu, visto que o contexto rural se contrapõe a realidade desses estudantes. Também se propõe compreender os desafios de ensino e aprendizagem diante desse novo contexto escolar nesta escola, que adota a Pedagogia da Alternância. A investigação se norteia a partir de uma pesquisa qualitativa com docentes e discentes que atuam na EFA São Bento do Chapéu. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário com questões sobre o que motiva os alunos do meio urbano a se matricular na EFA e os desafios ali encontrados. Os resultados do estudo remetem a singularidade de se cultivar saberes necessários à Pedagogia da Alternância e de enfrentamento de novos desafios teóricos e práticos da escola.

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Biografia do Autor

Samuel Pinheiro da Silva Santos, Estudante na Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura), Pós-Graduação em
Educação de Jovens e Adultos e Mestrado em Ensino na Educação Básica pela
Universidade Federal do Espírito Santo (2020). Atualmente é professor de
História da Prefeitura Municipal de São Mateus/ES. Tem experiência na área de
História e estudos na áre

Flaviane Geraldo

Trabalha como monitora na Escola Família Agrícola de Olivância (MEPES). É
graduada em História (licenciatura plena) pela Universidade Metropolitana de
Santos (2017), com Pós-Graduação (Lato Sensu) em Educação Inclusiva e
Diversidade pela Faculdade de Vitória (2017). Possui graduação em Educação
do Campo, na área de Linguagens (licenciatura plena) pela Universidade Federal
do Espírito Santo (2019). Tem experiência nas áreas de Lingua Portuguesa, Arte
e Educação Física no Ensino Fundamental.

Patricia Hand Littig, EFA São Bento do Chapé

Possui graduação em História pela Universidade Metropolitana de Santos
(2011), graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2008) e
graduação em Educação do Campo pela Universidade Federal do Espírito Santo
(2019). Atualmente é professora de História na Escola Família Agrícola São
Bento do Chapéu, Domingos Martins - ES e mestranda do programa de pósgraduação de mestrado profissional em educação do Centro de educação na
Universidade Federal do Espírito Santo.

Wellington Raach

Possui o curso Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola de
Olivânia (2010) e Licenciatura Plena em Educação do Campo - Linguagens pela
Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Em 2020 atuou como professor
de Artes na rede municipal de ensino de Domingos Martins/ES.

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil