Desenvolvimento rural sustentável por meio da licenciatura em Ciências Agrícolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31732

Resumo

Esse texto é parte da Dissertação de Mestrado, intitulada: “Licenciatura em Ciências Agrícolas, para além dos muros da escola: conhecimento e conexões rumo ao desenvolvimento rural sustentável. A intenção do artigo, é apresentar o contexto histórico de criação do curso de LICA – Licenciatura em Ciências Agrícolas, do Instituto Federal do Espirito Santo – Campus Itapina. Analisaremos ainda, sua contribuição para o desenvolvimento rural sustentável no município de Colatina, por meio de ações educacionais, via projetos de ensino, pesquisa e extensão. O escopo deste artigo apresenta reflexões acerca do processo educacional de formação voltada para atender o agricultor familiar e suas especificidades históricas, sociais e econômicas. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com análises bibliográfica e documental. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre a Licenciatura em Ciências Agrícolas e a educação do campo nos movimentos sociais. Apoiamo-nos numa perspectiva sociológica de investigação e explicação dos processos sociais de participação dos sujeitos camponeses, enquanto seres históricos e culturais. O artigo está assim estruturado: apresentação do contexto histórico de criação da LICA, Campus Itapina; projetos de ensino, pesquisa e extensão implantados na LICA e, por último, uma análise da importância do curso para o desenvolvimento rural sustentável, em diálogo, com a educação do campo e a agricultura familiar. Os resultados alcançados mostram a importância de fomentar projetos, na interface com os sujeitos, individuais e coletivos, do campo, promovendo a criação de olhares reflexivos e críticos acerca da formação do educador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado II na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Suêda Caliari

Assistente em Administração no IFES - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina. Mestrado em Educação Agrícola  na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. PPGEA - Program de Pós-Graduação em Educação Agrícola.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil