Reflexões sobre prática docentes na educação do campo do município de Japeri - Rio de Jeneiro
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31777Resumo
Resumo: A formação docente e as práticas pedagógicas são os principais fatores no processo ensino-aprendizagem. Quando se trata de educação do campo, a necessidade da formação continuada para esses docentes se torna fundamental. Neste contexto, este artigo busca apresentar uma reflexão sobre a concepção de professoras de uma escola do campo do município de Jarperi/RJ sobre a formação continuada e as práticas docentes resultante desta formação. Dessa forma, o trabalho se caracterizou em uma pesquisa qualitativa devido as suas especificidades, também documental por fazer uso de referências publicadas por meios escritos e eletrônicos e, para o levantamento dos dados, a pesquisa de campo, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos. O resultado demonstrou que a professora que tem maior formação acadêmica, busca formação continuada e consegue enxergar a realidade do campo e procura entender as questões locais, numa proposta pedagógica que articula saberes e transcende a sala de aula. A professora com formação de nível Médio não busca uma formação continuada e não se envolve com o contexto vivido pela escola. Sua prática pedagógica reproduz o planejamento da Secretaria de Educação sem articulação com a realidade do campo. Assim, com base nestas práticas docentes distintas em um mesmo contexto, ressalta-se a importância da formação continuada do professor do campo em suas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Práticas docente, educação do campo, formação continuada.
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