Educação do Campo e Memórias Coletivas: Limites e Possibilidades das Escolas do Campo
Resumo
A investigação examina os limites e as possibilidades das Escolas do Campo de Japeri/RJ como promotoras e mediadoras na construção das memórias coletivas dos movimentos campesinos ocorridos entre as décadas de 1940 e 1970. A problemática é a percepção da presença dessas memórias nas práticas pedagógicas. Objetivo geral: reconhecer nas práticas escolares a presença das memórias coletivas dos movimentos campesinos em Japeri. Objetivos específicos: conjecturar sobre os limites e as possibilidades dessas escolas como promotoras e mediadoras na construção das memórias coletivas; conhecer e compreender as práticas educativas dessas escolas; pensar a Educação do Campo como instrumento de construção das memórias coletivas. O desenvolvimento da discussão é composto por três vertentes. A investigação fundamenta-se na pesquisa de caráter quantitativa, agregando elementos das pesquisas bibliodocumentais e de história oral, produzida na perspectiva da observação participante. Teoricamente dialoga com Paulo Freire e Pierre Bourdieu. Como resultado, a pesquisa detectou dificuldades dos docentes da escola observada em entender e promover ações pedagógicas que remetam à memória da região no período pesquisado. Colaborou para esse contexto o apagamento da memória da comunidade local. Confirmou-se a importância da Educação do Campo como instrumento de construção das memórias coletivas.
Palavras-chave: Movimentos Sociais. Educação do Campo. Memória Coletiva. Japeri.
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