Educação do Campo e Memórias Coletivas: Limites e Possibilidades das Escolas do Campo

Autores

  • Cristina Xavier UFRRJ
  • Ramofly Bicalho UFRRJ

Resumo

A investigação examina os limites e as possibilidades das Escolas do Campo de Japeri/RJ como promotoras e mediadoras na construção das memórias coletivas dos movimentos campesinos ocorridos entre as décadas de 1940 e 1970. A problemática é a percepção da presença dessas memórias nas práticas pedagógicas. Objetivo geral: reconhecer nas práticas escolares a presença das memórias coletivas dos movimentos campesinos em Japeri. Objetivos específicos: conjecturar sobre os limites e as possibilidades dessas escolas como promotoras e mediadoras na construção das memórias coletivas; conhecer e compreender as práticas educativas dessas escolas; pensar a Educação do Campo como instrumento de construção das memórias coletivas. O desenvolvimento da discussão é composto por três vertentes. A investigação fundamenta-se na pesquisa de caráter quantitativa, agregando elementos das pesquisas bibliodocumentais e de história oral, produzida na perspectiva da observação participante. Teoricamente dialoga com Paulo Freire e Pierre Bourdieu. Como resultado, a pesquisa detectou dificuldades dos docentes da escola observada em entender e promover ações pedagógicas que remetam à memória da região no período pesquisado. Colaborou para esse contexto o apagamento da memória da comunidade local. Confirmou-se a importância da Educação do Campo como instrumento de construção das memórias coletivas.

 

Palavras-chave: Movimentos Sociais. Educação do Campo. Memória Coletiva. Japeri.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Xavier, UFRRJ

Mestre em Educação pelo PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ – Universidade Federal

Rural do Rio de Janeiro. Especialista em História do Brasil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora Docente I da Rede Pública de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Ramofly Bicalho, UFRRJ

Professor Associado na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorado

em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil