A experimentação problematizadora e o ensino de ciências: desafios e perspectivas na educação do campo

Autores

  • Izabel Bressanini Monteiro Universidade Federal de Viçosa
  • Cristiane Lopes Rocha de Oliveira Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0001-6065-3968
  • Bethânia Medeiros Geremias Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31902

Resumo

Ao refletir sobre alternativas metodológicas, torna-se importante contextualizar o Ensino de Ciências sob o viés na Educação do Campo, com a finalidade de promover a participação efetiva dos estudantes no processo de construção de conhecimentos. A Experimentação Problematizadora tem sido enfatizada pelo seu grande potencial pedagógico, auxiliando no processo de construção dos saberes, por intermédio de questionamentos, com o intuito de superar o ensino fragmentado. Nessa perspectiva, buscou-se identificar os principais desafios enfrentados pelos educadores de Ciências em utilizar a Experimentação Problematizadora enquanto metodologia ativa nas Escolas Comunitárias Rurais de Jaguaré - ES, que adotam o Regime de Alternância. Para tanto, participaram do presente estudo três professoras, representando as três escolas pesquisadas. A pesquisa possui caráter qualitativo, e para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e as informações obtidas foram gravadas e, posteriormente analisadas. Foi possível constatar que a Experimentação Problematizadora pode despertar o pensamento crítico dos estudantes, que por sua vez, se tornam protagonistas desse processo, contribuindo nas reflexões acerca das consequências da Ciência na Sociedade e nas possibilidades de enfrentamento dos problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Bressanini Monteiro, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Viçosa-UFV, mestranda em Educação pela Universidade Federal de viçosa- UFV.

Cristiane Lopes Rocha de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e especialização em Educação do Campo (2017). Atualmente é professora do Departamento de Educação na Universidade Federal de Viçosa. Membro da Comissão Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFV, Membro da Comissão de Extensão do Departamento de Educação - UFV. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores no Ensino de Química, Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Química, Química e Agroecologia, e também nas áreas: Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Educação do Campo.

Bethânia Medeiros Geremias, Universidade Federal de Viçosa

Professora o Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde 2016. Atua na Área/subárea: Educação/Didática - Metodologia de Ensino. Doutora e Mestre Educação Científica e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC). Realizou Doutorado Sanduíche, pelo PDSE/CAPES, no laboratório CIMEOS (CommunIcations MEdiations, Organisations Savoirs), da Université de Dijon-França (2014-2015), sob orientação do Prof. Dr. Daniel Raichvarg. Também possui Mestrado em Ciências da Educação, pela Université de Nantes-França (2010). Graduanda em Pedagogia, pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Possui experiências na área de educação, como professora das séries inicias do Ensino Fundamental e como coordenadora de Sala Informatizada em Escolas Municipais. Atua como professora de Ensino Superior desde 2011. Seus focos de pesquisa e ensino são: estratégias didáticas para o Ensino de Ciências, formação de professores, TICs na Educação e nas práticas docentes, Linguagem e Ensino de Ciências e Tecnologias, Análise de Discurso, Educação CTS. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Viçosa, ministrando disciplinas relacionadas às metodologias de pesquisa, Educação CTS e Paulo Freire. 

Downloads

Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil