A experimentação problematizadora e o ensino de ciências: desafios e perspectivas na educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31902Resumo
Ao refletir sobre alternativas metodológicas, torna-se importante contextualizar o Ensino de Ciências sob o viés na Educação do Campo, com a finalidade de promover a participação efetiva dos estudantes no processo de construção de conhecimentos. A Experimentação Problematizadora tem sido enfatizada pelo seu grande potencial pedagógico, auxiliando no processo de construção dos saberes, por intermédio de questionamentos, com o intuito de superar o ensino fragmentado. Nessa perspectiva, buscou-se identificar os principais desafios enfrentados pelos educadores de Ciências em utilizar a Experimentação Problematizadora enquanto metodologia ativa nas Escolas Comunitárias Rurais de Jaguaré - ES, que adotam o Regime de Alternância. Para tanto, participaram do presente estudo três professoras, representando as três escolas pesquisadas. A pesquisa possui caráter qualitativo, e para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e as informações obtidas foram gravadas e, posteriormente analisadas. Foi possível constatar que a Experimentação Problematizadora pode despertar o pensamento crítico dos estudantes, que por sua vez, se tornam protagonistas desse processo, contribuindo nas reflexões acerca das consequências da Ciência na Sociedade e nas possibilidades de enfrentamento dos problemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.