Educação Infantil do Campo: trajetória das políticas educacionais e suas implicações no cotidiano das instituições escolares

Autores

  • Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Elizabete Pereira Barbosa Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31959

Resumo

Este artigo faz uma análise das políticas educacionais para Educação do Campo no Brasil e do processo de implementação dessas políticas na Educação Infantil do Campo estabelecendo uma interface entre o itinerário legislativo e os possíveis desdobramentos no cotidiano das instituições que acolhem crianças de zero a cinco anos, da zona rural. Trata-se de um recorte da pesquisa “Educação infantil na zona rural: caracterização e análise do cenário de implementação das políticas de educação do campo no município de Feira de Santana”, realizada pelo Centro de Estudos e Documentação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Para compreender a realidade da Educação da Infantil na zona rural foi preciso contextualizar o movimento das políticas públicas e reconhecer o ordenamento jurídico como um dos instrumentos viáveis de luta. O presente trabalho baseia-se em análise bibliográfica e documental dos marcos legislativos para delimitar a responsabilidades das esferas municipal, estadual e federal com a qualidade da oferta e permanência das crianças na escola (BRASIL, 1988; BRASIL, 1996; BRASIL, 1998; BRASIL, 2002; BRASIL, 2009, BRASIL, 2010). Os resultados da pesquisa indicam que há avanços em direção ao cumprimento das normas estabelecidas no ordenamento jurídico nacional, mas que ainda há um fosso em direção ao alcance de uma Educação Infantil do Campo de qualidade respeitando as especificidades socioculturais, as necessidades formativas e educacionais das crianças.

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Biografia do Autor

Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, mestrado
em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da
Bahia/UNEB, especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual
de Feira de Santana (UEFS/BA), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela
Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora Adjunta da
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Vice-coordenadora do
Centro de Estudos e de Documentação em Educação (CEDE-UEFS) e
Coordenadora do Programa de Extensão Brinquedoteca UEFS.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0690-5340. Endereço para acessar este
CV: http://lattes.cnpq.br/8304862148746207

Elizabete Pereira Barbosa , Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA2015), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia
(UFBA-2004), especialização em Supervisão Escolar pela Universidade
Estadual de Feira de Santana (UEFS-1999), graduação em Pedagogia pela
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-1997). Atualmente é
Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
e Coordenadora do Centro de Estudos e de Documentação em Educação
(CEDE-UEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0512-4374. Endereço para
acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1087256408138623.

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil