Análise da formação de educadores do Assentamento Paulo César Vinha a partir dos conceitos de vivência e experiência de Walter Benjamin e Jorge Larrosa Bondía
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31963Resumo
O presente estudo objetiva caracterizar as experiências de formação de educadores das modalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação do Campo, na Escola Córrego do Cedro, do Assentamento Paulo César Vinha, que está vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e situado no município de Conceição da Barra, na região Norte do Estado do Espírito Santo. Tomando como referência os conceitos de vivência e experiência, de Walter Benjamin e Jorge Larrosa Bondía; e de formação num sentido amplo, na perspectiva de Edna Castro de Oliveira, a pesquisa se beneficiou do aporte metodológico da Observação Participante com oito educadores de jovens e adultos. Considerando as concepções teórico-metodológicas adotadas, constatou-se, por um lado, um cenário de empobrecimento das experiências dos educadores, com o predomínio da vivência e, por outro lado, a existência de raras experiências dos educadores potencializadas pela constituição da comunidade de experiências com educandos da EJA no Assentamento Paulo César Vinha.
Palavras-chave: Experiência. Formação. Educação de Jovens e Adultos. Educação do Campo.
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