Análise da formação de educadores do Assentamento Paulo César Vinha a partir dos conceitos de vivência e experiência de Walter Benjamin e Jorge Larrosa Bondía

Autores

  • Júlio de Souza Santos Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.31963

Resumo

O presente estudo objetiva caracterizar as experiências de formação de educadores das modalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação do Campo, na Escola Córrego do Cedro, do Assentamento Paulo César Vinha, que está vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e situado no município de Conceição da Barra, na região Norte do Estado do Espírito Santo. Tomando como referência os conceitos de vivência e experiência, de Walter Benjamin e Jorge Larrosa Bondía; e de formação num sentido amplo, na perspectiva de Edna Castro de Oliveira, a pesquisa se beneficiou do aporte metodológico da Observação Participante com oito educadores de jovens e adultos. Considerando as concepções teórico-metodológicas adotadas, constatou-se, por um lado, um cenário de empobrecimento das experiências dos educadores, com o predomínio da vivência e, por outro lado, a existência de raras experiências dos educadores potencializadas pela constituição da comunidade de experiências com educandos da EJA no Assentamento Paulo César Vinha.

Palavras-chave: Experiência. Formação. Educação de Jovens e Adultos. Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio de Souza Santos, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutor em Educação (2015) e Mestre em Educação (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciado em Geografia (2006) e Bacharel em Geografia (2008) pela UFES. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória, onde leciona em cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Culturas, Parcerias e Educação do Campo e do Grupo de Pesquisa (CNPq) Educação e Cidadania. 

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil