Produção escrita na educação do campo: experiências, desafios e possibilidades

Autores

  • Roseli Gonoring Hehr UFES
  • Erineu Foerste Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.32040

Resumo

Este artigo apresenta a investigação de práticas escolares de produção escrita em uma turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola campesina do município de Domingos Martins, Estado do Espírito Santo, Brasil. A partir do questionamento de como são as práticas escolares de produção escrita em uma escola do campo, e em diálogo com  os estudos teóricos de Freire (2013) e Arroyo (2007) explanamos as situações de opressão na Educação do Campo a partir do currículo; Bakhtin (2010, 2013) e Geraldi (2013) conduziram a análise das práticas escolares de produção escrita;  Brandão (2009) contribuiu para  pensarmos cultura e Candau (2012) fundamentou as reflexões sobre interculturalidade,  necessárias ao pensarmos a cultura escolar e a cultura da escola,  numa perspectiva de educação que considera a diversidade cultural, histórica e social dos sujeitos . Pesquisa fundamentada na abordagem qualitativa, conforme  preceitua Ludke e André (2006). O Estudo de Caso favoreceu a nossa participação no ambiente escolar, para registro e análise de práticas escolares voltadas à linguagem escrita. Os resultados da pesquisa demonstram que a escola do campo tem proporcionado práticas escolares diferenciadas, ligadas à realidade dos educandos. No entanto, as produções têm priorizado os textos pragmáticos e referenciais, em detrimento de produções de textos literários. A formação continuada de educadores tem contribuído para a reflexão e mudança nas práticas escolares de produção escrita.

Palavras-chave: Educação do Campo; Produção escrita significativa, currículo.

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Biografia do Autor

Roseli Gonoring Hehr, UFES

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em
Educação da UFES. Especialização em Educação do Campo: Interculturalidade
e Campesinato em Processo Educativos pela UFES. Graduada em Pedagogia
pela UFES e Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina. Membro do Grupo de Pesquisa(CNPq) Culturas, Parcerias e
Educação do Campo. Professora dos anos iniciais e finais da Prefeitura de
Vitória- ES. Gerente Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação
e Esporte de Domingos Martins. 

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do
colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Fundador e líder do
Grupo de Pesquisa (CNPq) Culturas, Parcerias e Educação do Campo.

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil