Práticas pedagógicas em classe multisseriada na educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32041Resumo
O presente trabalho, que é fruto de uma dissertação de mestrado, busca contextualizar o plano de estudo, enquanto elemento pedagógico da Educação do Campo. A pesquisa aconteceu em uma classe multisseriada localizada na zona rural do município de São Mateus-Espírito Santo. O objetivo da pesquisa foi analisar se a Educação Ambiental, como tema transversal, pode ser entrelaçada aos processos de alfabetização dos estudantes de 4 a 8 anos de idade e nos temas geradores propostos pelo currículo das escolas multisseriadas do campo. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação de abordagem qualitativa em que foram utilizadas a observação participante, assim como atividades de intervenção pedagógica para desenvolver uma sequência didática no ensino de Educação Ambiental. Os resultados encontrados revelam as possibilidades de inserção da Educação Ambiental no cotidiano escolar a partir dos temas geradores das escolas do campo, ressaltando a importância desse trabalho como forma de dialogar com o contexto social e ambiental de meninos e meninas do campo, além de possibilitar práticas de alfabetização significativas e contextualizadas acompanhadas de práticas situadas de letramento. Neste sentido, o presente artigo abordará uma parte da pesquisa realizada evidenciando uma prática significativa e contextualizada a partir do plano de estudo que é um elemento pedagógico das escolas do campo.
Palavras-chave: Plano de estudo. Elemento pedagógico. Classe multisseriada. Educação do campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.