Práticas pedagógicas em classe multisseriada na educação do campo

Autores

  • Suelem Cardoso Miranda Rodrigues Professora da rede municipal de São Mateus, Espírito Santo, Brasil.
  • Sandra Mara Santana Rocha Departamento de Tecnologia Industrial (DTI) Universidade Federal do Espírito Santo Campus Goiabeira, Espírito Santo Brasil.
  • Rita de Cassia Cristofoleti UFES https://orcid.org/0000-0001-8180-2600

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32041

Resumo

O presente trabalho, que é fruto de uma dissertação de mestrado, busca contextualizar o plano de estudo, enquanto elemento pedagógico da Educação do Campo. A pesquisa aconteceu em uma classe multisseriada localizada na zona rural do município de São Mateus-Espírito Santo. O objetivo da pesquisa foi analisar se a Educação Ambiental, como tema transversal, pode ser entrelaçada aos processos de alfabetização dos estudantes de 4 a 8 anos de idade e nos temas geradores propostos pelo currículo das escolas multisseriadas do campo. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação de abordagem qualitativa em que foram utilizadas a observação participante, assim como atividades de intervenção pedagógica para desenvolver uma sequência didática no ensino de Educação Ambiental. Os resultados encontrados revelam as possibilidades de inserção da Educação Ambiental no cotidiano escolar a partir dos temas geradores das escolas do campo, ressaltando a importância desse trabalho como forma de dialogar com o contexto social e ambiental de meninos e meninas do campo, além de possibilitar práticas de alfabetização significativas e contextualizadas acompanhadas de práticas situadas de letramento. Neste sentido, o presente artigo abordará uma parte da pesquisa realizada evidenciando uma prática significativa e contextualizada a partir do plano de estudo que é um elemento pedagógico das escolas do campo.

Palavras-chave: Plano de estudo. Elemento pedagógico. Classe multisseriada. Educação do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelem Cardoso Miranda Rodrigues, Professora da rede municipal de São Mateus, Espírito Santo, Brasil.

Mestra em Ensino na Educação Básica (2020) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES). Professora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental contratada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de São Mateus – Espírito Santo.  

Sandra Mara Santana Rocha, Departamento de Tecnologia Industrial (DTI) Universidade Federal do Espírito Santo Campus Goiabeira, Espírito Santo Brasil.

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora do Departamento de Tecnologia Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Rita de Cassia Cristofoleti, UFES

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas Ceunes/Ufes. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica PPGEEB/CEUNES/UFES. 

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil