Educação do Campo e Agroecologia: Tecendo conhecimento e construindo saberes na formação profissional do jovem no município de Jaguaré-ES

Autores

  • Nina Valéria de Araújo Paixão Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-9385-9871
  • Divina Leila Sôares Silva IFES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32046

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira a Educação Profissional Tecnológica - EPT alicerçada na Educação do Campo e na Agroecologia  vem contribuindo com a transformação social de estudantes da Escola Família Agrícola de Jaguaré no norte do Espírito Santo. A coleta de dados durou em torno de quatro meses, cuja análise se deu em caráter qualitativo. A pesquisa comprovou que embora genericamente as famílias dos estudantes ainda mantenham traços do manejo convencional com a adoção de insumos agrícolas industrializados, a formação profissional alcançada por meio da Educação do Campo vem possibilitando aos jovens ressignificar as práticas de manejo agrícola praticados em suas unidades produtivas, em vista dos cuidados do solo, de maneira sustentável, contribuindo significativamente com o fortalecimento da agricultura familiar no município.

Palavras-chave: juventude rural; pedagogia da alternância; desenvolvimento local; sustentabilidade;  agricultura camponesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nina Valéria de Araújo Paixão, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2010) e Especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2019). Educadora, Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária e Coordenadora de Estágio Supervisionado na Escola Família Agrícola de Jaguaré – MEPES. 

Divina Leila Sôares Silva, IFES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Castelo Branco (1987) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Atualmente é Pedagoga-Supervisora Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, sendo que desde 2013 encontra-se à frente da Diretoria de Ensino do Campus Colatina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, trabalho docente, atuação docente e carreira docente.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil