Educação do Campo e Agroecologia: Tecendo conhecimento e construindo saberes na formação profissional do jovem no município de Jaguaré-ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32046Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira a Educação Profissional Tecnológica - EPT alicerçada na Educação do Campo e na Agroecologia vem contribuindo com a transformação social de estudantes da Escola Família Agrícola de Jaguaré no norte do Espírito Santo. A coleta de dados durou em torno de quatro meses, cuja análise se deu em caráter qualitativo. A pesquisa comprovou que embora genericamente as famílias dos estudantes ainda mantenham traços do manejo convencional com a adoção de insumos agrícolas industrializados, a formação profissional alcançada por meio da Educação do Campo vem possibilitando aos jovens ressignificar as práticas de manejo agrícola praticados em suas unidades produtivas, em vista dos cuidados do solo, de maneira sustentável, contribuindo significativamente com o fortalecimento da agricultura familiar no município.
Palavras-chave: juventude rural; pedagogia da alternância; desenvolvimento local; sustentabilidade; agricultura camponesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.