Desafios da organização pedagógica e curricular diferenciada em uma escola do campo do Município da Transamazônica - Pará

Autores

  • Irlanda Miléo Universidade Federal do Pará
  • Raquel Lopes Universidade Federal do Pará
  • Célio Machado

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.32054

Resumo

Este artigo objetiva analisar, ainda que de maneira introdutória, a compreensão e a postura dos profissionais da educação quanto a importância do desenvolvimento de um currículo diferenciado no contexto socioeducativo escolar situada em uma comunidade rural, de modo a atender às demandas identitárias dos diferentes sujeitos coletivos que vivem e trabalham no campo. Problematiza se é possível elaborar um currículo diferenciado nas escolas do campo do Município de Placas/PA; e quais estratégias são necessárias para que práticas educativas diferenciadas orientem as propostas curriculares dessas instituições de ensino. O estudo de cunho qualitativo ocorreu em uma escola pública da rede de ensino municipal, com a participação de um docente que atua nas turmas dos anos finais do Ensino fundamental, da coordenadora pedagógica responsável pelo acompanhamento da escola investigada, e ainda, a direção e coordenação da Escola Polo. Os resultados apontam para a existência de um currículo escolar restrito às adaptações realizadas pelos docentes a partir das matrizes curriculares oficiais elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação local, sem que seja oportunizada a incorporação efetiva de temáticas que favoreçam práticas socioeducativas que valorize os saberes tradicionais das famílias camponesas e seus modos de vida, evidenciando uma organização pedagógica das escolas do campo destoada das demandas formativas que respeite as identidades socioculturais existentes no campo.

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Biografia do Autor

Irlanda Miléo, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação/Políticas Públicas Educacionais
e Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica - São
Paulo (2013). É professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo
da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira, onde atua
nas áreas de Didática, Currículo, Avaliação e Estágio Supervisionado. Coordena
o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Currículo e Cultura (GEPECC).

Raquel Lopes, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Letras/Português, Mestre em Letras/Linguística e Doutora em
Ciências Sociais/Antropologia. É professora do Curso de Licenciatura em
Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira,
onde atua nas áreas de linguística, ensino de línguas, metodologias de ensino e
educação diferenciada.

Célio Machado

Licenciado em Educação do Campo com ênfase em Linguagem e Códigos pela
Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira. Atuou como
professor de língua portuguesa no período de 2014 a 2019 em turmas dos anos
finais do Ensino fundamental da rede de ensino do Munícipio de Placas, Estado
do Pará.

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil