A escola como instrumento de resistência: a EMEIEF “Assentamento Zumbi Dos Palmares”

Autores

  • Arlonio Campos EMEIEF Assentamento Zumbi dos Palmares
  • Sebastiao Ferreira Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas – PPGE-FE-UNICAMP, Campinas-SP
  • Francisco José de Sousa Rodrigues Secretaria de Educação de São Mateus/ES
  • Ozana Luzia Galvão Baldotto Secretaria de Educação de São Mateus/ES

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.32058

Resumo

O presente artigo apresenta o trabalho pedagógico de uma escola que coloca em prática os princípios da Educação do Campo, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental – EMEIEF “Assentamento Zumbi dos Palmares”, localizada no Assentamento que possui o mesmo nome. No sentido de expressar o sentimento de uma vivência no cotidiano escolar, utilizou-se no processo de produção, a metodologia da pesquisa – ação acompanhado de uma análise qualitativa. Assim, buscou detalhar como o processo educativo acontece nos diversos tempos/espaços formativos, bem como, a importância da mediação dos educadores nessa momentos e suas implicações na formação do estudantes. Destaca também as dimensões do trabalho como princípio educativo e a gestão coletiva, tendo como foco o protagonismo dos sujeitos que atuam na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlonio Campos, EMEIEF Assentamento Zumbi dos Palmares

Gestor Educacional na EMEIEF Assentamento Zumbi dos Palmares; Membro do Setor Estadual de Educação do MST/ES; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe – TerritoriAL da Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Sebastiao Ferreira, Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas – PPGE-FE-UNICAMP, Campinas-SP

[1] Doutorando em Educação – Programa de Pós Graduação em Educação – Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas – PPGE-FE-UNICAMP, Campinas-SP.  (Bolsista CAPES).

Francisco José de Sousa Rodrigues, Secretaria de Educação de São Mateus/ES

Licenciado em pedagogia. Especialista em Educação do Campo e Pedagogia da Alternância - UNEFAB e UFMG. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, São Mateus-ES, Brasil. Educador na Escola Família Agrícola - km 41 e ECORM Região de Córrego Seco, localizadas em São Mateus/ES, Brasil.

Ozana Luzia Galvão Baldotto, Secretaria de Educação de São Mateus/ES

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, São Mateus-ES, Brasil; Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de São Mateus, na função de Gestora da Educação do Campo – Secretaria Municipal de Educação de São Mateus – Espírito Santo, Brasil.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil