Extensão rural e formação técnica no curso técnico em agropecuária da escola família agrícola de Jaguaré- Espírito Santo

Autores

  • Eric de Oliveira MEPES
  • Felipe Junior Mauricio Pomuchenq Escola Família Agrícola de Marilândia - MEPES
  • João Pedro Sampaio Romano MEPES
  • Rainei Rodrigues Jadejiski SEDU/ES

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.33136

Resumo

Neste trabalho discutimos, a partir de análises documentais, observações práticas e depoimentos, a relação entre formação técnica em agropecuária e extensão rural. Nosso objetivo foi compreender as formas de trabalhar a extensão rural e descrever as metodologias aplicadas, por meio dos instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância, no Curso Técnico em Agropecuária. Apresentamos parte de uma pesquisa dentro do recorte temporal de um ano letivo, mediante a autorização da coordenação administrativa da escola. Primeiramente destaca-se a extensão rural, seus conceitos e relação com a formação técnica, apresentando em seguida o funcionamento do curso técnico e suas exigências, a formação integral dos estudantes desenvolvida na escola no processo formativo de técnicos para atuar no mundo do trabalho com uma perspectiva crítica do meio e os instrumentos metodológicos que fazem parte desse processo educativo adotado pelas Escolas Famílias Agrícolas em Pedagogia da Alternância. Por fim, apresentamos os resultados e discussões que completam essa pesquisa. Dentre esses resultados, percebemos uma forte relação e aplicação prática da extensão rural por meio dos métodos pedagógicos. Como conclusão desse estudo, percebemos a preocupação dos professores em garantir o desenvolvimento sustentável na agricultura familiar por meio da educação profissional técnica ensinada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric de Oliveira, MEPES

Professor e Coordenador Administrativo na Escola Família Agrícola de Jaguaré/ES. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2018). Especialista em Geografia e Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Gestão da Educação, Gestão Pública e Biologia da Conservação. Tecnólogo em Administração Rural pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC (2005). Licenciado em Geografia e Educação Ambiental pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2012). Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba – UNIUBE (2020).

Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Escola Família Agrícola de Marilândia - MEPES

Técnico em Agropecuária (Escola Família Agrícola do Bley, 2010), Graduação em Licenciatura Ciências Biológicas (UNIMES, 2014), Graduado em Licenciatura em Educação do Campo (UFV, 2018), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFES, 2017), Mestre em Ensino na Educação Básica (UFES/CEUNES, 2019). Educador do Campo e Coordenador Administrativo na Escola Família Agrícola de Marilândia – MEPES.

 

João Pedro Sampaio Romano, MEPES

Professor de Língua Portuguesa na Escola Família Agrícola de Jaguaré/ES. Graduado em Letras Português/Inglês (2016) – Faculdade Castelo Branco.

Rainei Rodrigues Jadejiski, SEDU/ES

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Agronomia, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - UFRRJ/IA/PPGEA (2019). Professor efetivo de Geografia, da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo - SEDU/ES, localizado na coordenação pedagógica do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca - CEIER-AB. Tutor do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Desenvolve estudos em campos do saber que atravessam a sua formação acadêmica.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil