Literatura afro-brasileira e a afirmação da identidade cultural e étnicas de alunos negros dos anos iniciais do ensino fundamental de Linhares-ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.42699Resumo
Este estudo tem o objetivo de verificar se a literatura afro-brasileira tem sido explorada em sala de aula como meio de afirmação da identidade cultural de crianças pretas do ensino fundamental de Linhares. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico dos textos que discorrem sobre a temática étnico-racial e ensino, além de uma entrevista estruturada quanti-qualitativa, realizada com os professores de 1° ao 5° ano de três escolas distintas do município de Linhares. Assim, nesse viés, a pesquisa apresenta a coleta de dados das repostas obtidas e contextualiza esse material às referências bibliográficas da literatura afro-brasileira a fim de responder a problemática. Ao final, o resultado apontou que a literatura afro-brasileira não está sendo utilizada para afirmar a identidade cultural de crianças pretas e que não há referências significativas de literatura afro-brasileira nas bibliotecas escolares do município.
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