O ensino de química e as questões étnico-raciais

conteúdos de ensino na perspectiva com a lei nº 10.639/03 no ensino médio

Autores

  • Carla da Silva Meireles CEUNES/UFES
  • Eloara de Jesus Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43004

Palavras-chave:

Educação antirracista; Cultura afro-brasileira; Movimento negro

Resumo

A Lei Federal 10.639/03 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica para a busca de trabalhos com abordagens do ensino de química associado à Lei 10.639/03 para tratar de questões étnico-raciais no nível médio. O objetivo foi buscar propostas que possam contribuir com o ensino de Química fundamentado para a educação das relações étnico-raciais e a implementação da Lei 10.639/2003 bem como identificar dificuldades encontradas nesta área. Foram selecionadas 10 publicações, na plataforma Google Acadêmico, que contemplam o período de 2018-2022. Esse estudo trata de um tema de extrema importância e contribui para a discussão da temática planejamento de abordagens diferenciadas. De acordo com os trabalhos analisados, é possível a implementação da Lei com abordagens realizadas em uma aula de Química bem como a relação com conceitos importantes no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

09-08-2024