Oficina experimental para estudantes do 5º ano do ensino fundamental
possibilidades de incentivo à alfabetização científica por meio do uso de kit experimental
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44491Palavras-chave:
Ensino de Química; Ensino Fundamental; Educação Básica; ContextualizaçãoResumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma oficina experimental, por meio de um kit de experimentos elaborado em um projeto de extensão. A oficina foi aplicada a 22 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de São Mateus/ES e teve como objetivo promover a interação dos alunos com conceitos científicos por meio da experimentação como recurso didático. Os experimentos realizados durante a oficina e apresentados aos alunos foram planejados para serem simples e de fácil execução. Os resultados evidenciam a importância das atividades experimentais para a promoção da alfabetização científica e do pensamento crítico dos educandos, contribuindo assim para uma educação significativa e contextualizada.
Downloads
Referências
ARROIO, Agnaldo; HONÓRIO, Káthia M.; WEBER, Karen C.; HOMEM-DE-MELLO, Paula; GAMBARDELLA, Maria Teresa do Prado; SILVA, Albérico B. F. da. O show da química: motivando o interesse científico. Química Nova. São Paulo, v. 29, n. 1, p. 173-178, 2006.
AULER, Décio. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino. Piracicaba, v. 1, p. 1-20, nov. 2007.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, jan./abr. 2003.
LIMA, Nathan Matheus Munhoz de; PORTUGAL, Camila; IANEGITZ, Luana; JÚNIOR, Lauro Camargo Dias; MICARONI, Liliana; MELLO, Regina Maria Queiroz de. Motivando o interesse pela química através da educação não formal. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n. 5, p.31767-31784, 2020.
LONGHINI, Marcos Daniel. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 241-253, 2008.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, 2001.
MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Proposições metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão. Uberlândia, v. 7, p. 67-77, 2008.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura. Caxias do Sul, v. 14, p. 77-88, n. 2, 2009.
SANTOS, Fábio Rocha dos; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. A química forense como tema contextualizador no ensino de química. Research, Society and Development. Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 3, p. 1-15, 2020.
SILVA, Thais Soares da; FARIAS, Gilmar Beserra de. SILVA, Maria Amanda Vitorino da. Alfabetização Científica e o ensino de Ciências na educação infantil: a construção do conhecimento científico. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica. Recife, v.4, n.1, p. 378-387, 2018.
SOUZA, Valdeci Alexandre de. Oficinas pedagógicas como estratégia de ensino: uma visão dos futuros professores de ciências naturais. 2016. f. 29. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade de Brasília, Planaltina, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Atos Santos Amorim, Carla da Silva Meireles, Ana Nery Furlan Mendes, George Ricardo Santana Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.