Proposta didática para o ensino da tabela periódica para os alunos do 9° ano do ensino fundamental

Autores

  • Thayara Vieira Tellaroli Pandolfi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44495

Palavras-chave:

Jogos didáticos; Ensino de química; Metodologias alternativas; Educação Básica

Resumo

Os jogos pedagógicos na educação de Química podem auxiliar e facilitar a aprendizagem, pois possibilitam várias maneiras de trabalho em sala de aula. Por ser uma atividade coletiva, incentivam a interação entre os alunos, o que possibilita momentos de discussão e resolução de dúvidas. Sendo assim, foi desenvolvido um jogo intitulado “Acertando o elemento químico”, voltado para o ensino da tabela periódica, com o objetivo de tornar o estudo desse conteúdo mais atrativo e proveitoso tanto para o professor quanto para o aluno do ensino fundamental. Na construção do jogo, foi utilizada a metodologia Design Thinking e, após seu desenvolvimento, o jogo foi aplicado para 17 alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Linhares-ES. A prática foi realizada em quatro etapas: 1ª - aula teórica (realizada em aulas anteriores pela professora sem a presença do pesquisador); 2ª - diálogo com os alunos sobre a importância e a utilidade dos elementos químicos para o cotidiano do homem; 3ª - explicação das regras e divisão dos grupos; 4ª - aplicação e avaliação do jogo. Por meio dos resultados, percebeu-se que o jogo “Acertando o elemento” é um aliado no processo de ensino da tabela periódica e proporciona uma aprendizagem significativa, criando um ambiente de descontração e interação entre os alunos, sendo um possível motivador para o ensino da Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayara Vieira Tellaroli Pandolfi, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares- Faceli (2022) e Bacharelado em Engenharia Química pela Faculdade Pitágoras de Linhares (2014).

Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche na Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Graduada em Química Industrial e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Química no Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus São Mateus. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da Ufes. Desenvolve trabalhos de pesquisa na área de ensino de química, principalmente no desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos, metodologias ativas e formação de professores

Referências

BARROS, M. C. F. B.; MIRANDA, J. C.; COSTA, R. C. Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, quadriênio 2017-2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/23/uso-de-jogos-didaticos-no-processo-ensino-aprendizagem. Acesso em: 28 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.

GONZAGA, G. R et al. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, quadriênio 2017-2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/7/jogos-didticos-para-o-ensino-de-cincias. Acesso em: 28 fev. 2024.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2003.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MENDES, C. F.; BRAGA, N. M. P.; SOUSA, M. A. N. Jogo didático-ecológico aplicado a alunos do quinto ciclo: conhecendo a nossa fauna. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil. l, Caxambu- MG, 23 a 28 de setembro de 2007. Disponível em: https://www.seb-ecologia.org.br/revistas/indexar/anais/viiiceb/pdf/1023.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

MOREIRA, M. A. Subsídios Teóricos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências: a teoria da aprendizagem significativa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RODRIGUES, R. S. F. A importância do uso de recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de biologia. Anais VII ENALIC. Realize Editora, Campina Grande, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51798. Acesso em: 24 ago. 2023.

SANTANA, E. M.; REZENDE, D. B. O Uso de Jogos no ensino e aprendizagem de Química: Uma visão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba, Brasil, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0125-1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

SANTANA, E. M.; REZENDE, D. B. A Influência de Atividades Lúdicas na Aprendizagem de Conceitos Químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação São Paulo – SP, 2006. Disponível em: https://axpfep1.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p467.pdf. Acesso em: 29 fev. 2024.

SANTOS, V. R. Jogos na escola: os jogos nas aulas como ferramenta pedagógica. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

SPAGNOLO, C; SANTOS, B. S. dos. Design thinking na (trans) formação de professores. Caxias do Sul, RS: Educs, 2021. Disponível em: https://www.ucs.br/educs/arquivo/ebook/design-thinking-na-transformacao-de-professores/. Acesso em: 26 jan. 2024.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

22-05-2024