Educação em ciências
interculturalidade, história, filosofia e sociologia da ciência no ensino
Palavras-chave:
Formação docente; Residência Pedagógica; Ensino de ciências da naturezaResumo
A região do extremo sul da Bahia enfrenta desafios significativos no que diz respeito à formação de professores, muitos dos quais não são especializados nas áreas que lecionam. Isso resulta em um modelo educacional fundamentado na concepção "empírico-indutivista" da ciência, que desconsidera as relações do conhecimento científico com a sociedade e o ambiente. Assim, é necessário desenvolver estratégias de ensino que estimulem a reflexão sobre a prática científica e suas relações com a sociedade. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica tem sido uma iniciativa importante, proporcionando aos estudantes de licenciatura experiências práticas na educação básica, incluindo a regência em sala de aula e intervenções pedagógicas significativas. Este artigo tem como objetivo apontar potencialidades de um subprojeto de Residência Pedagógica, que durou 18 meses e foi realizado numa Escola pública de Ensino Médio do município de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, que procurou incorporar aspectos da Interculturalidade, História, Filosofia e Sociologia no ensino. Os resultados demonstram a importância de contextualizar o ensino aos aspectos históricos, interculturais, filosóficos e sociais da ciência, bem como a relevância da Residência Pedagógica para a melhoria dos processos de aprendizagem na área de Ciências da Natureza.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CACHAPUZ, A.; et al. A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior. Portaria GAB Nº 82, de 26 de abril de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf. Acesso em 18 mar. 2024.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior. Edital Capes nº 06, de 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em 21 abr. 2024.
COSTA, E. R.; SILVA, J. F. Da; BENTO, M. das G. O Programa de Residência Pedagógica: Uma Alternativa para a Aproximação entre o Acadêmico e o Projeto Político Pedagógico da Escola. Rev. Mult. Psic. V.13, N. 48 p. 595-608, Dezembro/2019-ISSN 1981-1179.
GALILI, I. Teaching Optics: A Historico-Philosophical Perspective. Em: Matthews, Michael R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching (3 Vols). Dordrecht: Springer. ISBN: 978-94-007-7653-1, 2014.
GIL, A.C. Como elaborar projetos e pesquisa. 3a ed. São Paulo: Atlas; 1995:58.
GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C., et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
GONZÁLEZ REY, F., & MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Subjetividade-teoria, epistemologia e método. Campinas, SP: Alínea Editora, 2017.
GUERRA, A.; MOURA, C. B. de. História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, e22018, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320220018. Acesso em 11 set. 2023.
MATTHEWS, Michael. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Cadernos Catarinenses de Ensino de Física. Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
MATTHEWS, Michael.Introduction: The History, Purpose and Content of the Springer International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-94-007-7654-8_1#citeas:~:text=Matthews%2C%20M.R,007%2D7654%2D8_1. Acesso em 17 mar. 2024.
MOURA, B.A. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, jan | jun 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/237/189. Acesso em 11 set. 2023.
SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da; CRUZ, Shirleide Pereira. A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 227–247, 2018. DOI: 10.14295/momento.v27i2.8062. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062. Acesso em: 18 mar. 2024.
UFSB, Edital PROGEAC N. 09/2022. Apresentação de subprojetos de área para o Programa de Residência Pedagógica -RP/UFSB – Edital Capes n. 24/2022
UFSB, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Projeto Pedagógico de Curso: Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Itabuna / Porto Seguro / Teixeira de Freitas – Bahia. Dezembro, 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VENTURA, M. M. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Rev. SOCERJ. 20(5):383-386, setembro/outubro, 2007. Disponível em:
file:///C:/Users/quimi/Downloads o_estudo_de_caso_como_modalidade_de_pesquisa.pdf. Acesso 09 nov. 2022.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Debora Schmitt Kavalek
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.