Produção de um jogo didático para discussão acerca dos sete tipos de plásticos recicláveis
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44515Palavras-chave:
Química; Jogo Didático; Plásticos; Metodologia Ativa; GamificaçãoResumo
Os materiais plásticos estão presentes no cotidiano de toda sociedade em diversos setores e o seu consumo desenfreado os levou ao cerce de alguns dos problemas ambientais mais graves da atualidade, sendo a sua relevância para o processo de apropriação do conhecimento, devida ao fato destes permearem os saberes prévios dos estudantes e, assim, servirem como base para o ensino da ciência química. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é discorrer quanto ao jogo didático “Que plástico eu sou?”, o qual foi elaborado durante o primeiro semestre letivo 2023/1 do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), e teve como intuito informar aos possíveis jogadores sobre a existência de diferentes tipos de plásticos recicláveis os associando às suas composições químicas. Como metodologia de pesquisa optou-se por realizar a validação do material didático, com um grupo de 8 professores da educação básica, os quais foram instruídos a seguir as regras descritas no jogo e testar sua jogabilidade realizando todos os procedimentos sugeridos pelo mesmo. Em seguida, estes professores responderam a um questionário que continha cinco perguntas, sendo quatro delas objetivas e uma discursiva, referentes aos seus aspectos físicos e pedagógicos. Os resultados obtidos após a validação demonstraram que o jogo é simples, possui informações claras, regras de fácil entendimento e possibilita o aprendizado, quanto às características dos sete tipos de plásticos recicláveis, de forma lúdica, outrossim, estimula a conscientização ambiental, ao demonstrar os impactos que o descarte inapropriado destes materiais pode causar ao meio ambiente.
Downloads
Referências
BARBOSA, Dyenifer M. ROCHA, Thaís R. Jogos didáticos em um curso de formação inicial docente em química: aspectos teórico-práticos para a abordagem de conteúdos de físico-química. Revista Ciência e Cognição. São Paulo, v. 15, n. 1, p. 45 – 56, 2022.
BERGWERF, Herman. Molview: plataforma de visualização de dados. Versão 2.4, 2014. Disponível em: https://molview.org/. Acesso em: 25 maio 2023.
COLTRO, L.; DUARTE, L. C. Reciclagem de embalagens plásticas flexíveis: contribuição da identificação correta. Polímeros. São Paulo, v. 23, p. 128 –134, 2013.
CORDEIRO, Márcia Regina, DA SILVA, Bruna, KIILL, Keila Bossolani. Jogo Didático Investigativo: Uma Ferramenta para o Ensino de Química Inorgânica. Revista Química Nova na Escola. São Paulo, v. 37, n. 1, p. 27 – 34, 2013.
DOMINGOS, Diana Cristina Araújo, RECENA, Maria Celina Piazza. Jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento. Revista Química Nova na Escola. Mato Grosso do Sul, v. 44, n. 1, p. 272 – 281, 2010.
FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 4 ed., 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 17 ed., 1974.
GAMA, Bianca M. ALVES, Andréa Aparecida R. Reelaboração de um jogo: recurso didático como facilitador do processo de ensino e de aprendizagem no Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola. São Paulo, v. 44, n. 1, p. 17 – 25, 2022.
LEITE, Bruno S. Kahoot! e Socrative como recursos para uma Aprendizagem Tecnológica Ativa gamificada no ensino de Química. Revista Química Nova na Escola. São Paulo, v. 37, n. 2, p. 147 – 156, 2020.
LEITE, Maria Aparecida S.; SOARES, Márlon H. F. B. Jogo Pedagógico para o Ensino de Termoquímica em turmas de educação de jovens e adultos. Revista Química Nova na Escola. São Paulo, v. 43, n. 3, p. 227 – 236, 2019.
MEIRA, Luciano; BLIKSTEIN, Paulo. Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2020.
OLIVEIRA, Lívia Micaelia Soares. DA SILVA, Oberto Grangeiro. FERREIRA, Ulysses Vieira da Silva. Desenvolvendo jogos didáticos para o ensino de química. Rede de Revistas Científicas da América Latina. Caribe, Espanha e Portugal. v. 5, p. 166 – 175, 2010.
QRLOGO. QR Code Maker: Criador de QR Code. 2023. Disponível em: https://qrlogo.io/. Acesso em: 25 maio 2023.
SANTAELLA, Lucia. Gamificação em debate. São Paulo: Editora Blucher, 1 ed., 2017.
SOARES, Cristine. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. São Paulo: Editora Cortez, 1 ed., 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Giseli Will, Gilmene Bianco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.