Elaboração do jogo “banco da química “

uma ação de intervenção didática do pibid de licenciatura em química da Ufes/Ceunes

Autores

  • Fernanda Scardini Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriel Pereira Prates Honorato Braga Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lívia Toscano Barbosa EEEFM Emílio Roberto Zanotti
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44526

Palavras-chave:

Chemistry Teaching; Alternative Materials; Playful Teaching

Resumo

O jogo didático é um recurso importante no ensino de química, pois
motiva o aluno, aprimora a habilidade de resolução de problemas e favorece a
aquisição de conceitos químicos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi
criar e aplicar um jogo intitulado “Banco da Química”, baseado no jogo “Banco
Imobiliário®”, com o objetivo de auxiliar os alunos a compreenderem os
conteúdos de Modelos atômicos, Substâncias simples e compostas, Misturas
Homogêneas e Misturas Heterogêneas, abordados previamente durante as
aulas da disciplina de química. O jogo foi elaborado e confeccionado por
estudantes de Licenciatura em Química da Ufes/Ceunes, vinculados ao
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e foi aplicado
no primeiro trimestre de 2023 a 30 alunos da 1ª série do ensino médio de uma
escola pública estadual do município de São Mateus/ES. Durante a aplicação
do jogo foram realizados alguns questionamentos e muitos estudantes
afirmaram que o jogo ajudou no entendimento dos conteúdos vistos ao longo
do trimestre. Assim, o “Banco da Química” funcionou como um material
suplementar aos conteúdos já estudados pelos alunos e como um material de
apoio ao professor regente de química. A atividade estimulou a comunicação,
negociação e trabalho em equipe, proporcionando um ambiente de
aprendizado cooperativo, em que os estudantes aprenderam a compartilhar
conhecimentos, discutir estratégias e resolver problemas em conjunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUGUSTO, C. A.; SOUZA, J. P.; DELLAGNELO, E. H. L.; CARIO, S. A. F.

Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de

transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011),

Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 51, n. 4, p. 745-764, 2013.

CRUZ, K. S. DA; CURY, F. G. Algumas Contribuições do PIBID para a

Formação de Professores de Matemática. Perspectivas da Educação

Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-23, 2022.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua

Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p.

-98, 2012.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação

Física. 1. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

GAMELEIRA, S. T.; BIZERRA, A. M. C. Identificação de conhecimentos prévios

através de situações-problema. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 9,

n. 2, p. 130-147, jul./dez. 2019.

KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a Educação Infantil. In: Jogo, Brinquedo,

Brincadeira e a Educação. KISHIMOTO, T. M. (org). São Paulo: Cortez

Editora, 1996.

LUDOPEDIA [Site institucional]. Disponível em:

https://ludopedia.com.br/jogo/monopoly. Acesso em: 19 abr. 2024.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica.

ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MENDES, A. N. F.; SIQUEIRA, K. G. R.; SANTOS, J. V. S.; GOMES, O. B.;

WILL, G. PIBID Química São Mateus/ES: o olhar dos envolvidos no projeto

sobre a Formação Inicial de Professores. Kiri-Kerê: Pesquisa em Ensino,

Dossiê, v. 1, n. 5, p. 146-172, 2020.

NUNES, L. H. Q.; OLIVEIRA, V. G.; MENEZES, J. A.; LIMA, R. A.; SOUZA, F.

G. A utilização de jogos didáticos para o ensino de química em uma escola

pública no amazonas. Conexões Ciência e Tecnologia, v. 16, p. 01-09,

e022003, 2022.

OLIVEIRA, J.; SOARES, M.; VAZ, W. Banco químico: um jogo de tabuleiro,

cartas, dados, compras e vendas para o ensino do conceito de soluções.

Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 285-293, 2015.

SANTOS, A. J.; NOGUEIRA, J. D. M. S.; PAZ, G. L. Um jogo didático no ensino

de química como proposta de revisão para o ENEM. Revista Eletrônica

Científica Ensino Interdisciplinar, v. 7, n. 20, p. 235-248, março/2021.

SANTOS, C.; SANTOS, A. V.; OLIVEIRA, I. T.; ARAÚJO, A. F. Elaboração de

Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química

da UFAL. Diversitas Journal, v. 8, n. 1, p. 275-288, 2023.

SILVA, J. E.; SILVA JÚNIOR, C. N.; OLIVEIRA, O. A.; CORDEIRO, D. O.

Pistas Orgânicas: um jogo para o processo de ensino e aprendizagem da

química. Química Nova na Escola, v. 40, n.1, p.25-32, 2018.

SILVA, E. A. N.; JESUS, C. P. F.; MENDES, A. N. F.; ROCHA, S. M. S.

Jogando com a química: um instrumento de aprendizagem no ensino da

eletroquímica. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino

Tecnológico, v. 5, n. 10, p. 39-54, 2019.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química.

Goiânia: Kelps, 2013.

TEIXEIRA, C. de J. S. O Pibid e suas contribuições para a formação docente.

Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021.

VIEIRA, M. A.; AGUIAR, C. F. S.; CARDOSO, F.; BRITO, C. S.; SILVA, F. M.

S.; CARVALHO, R. B. F. Explorando a química com jogos didáticos no 3º ano

do ensino médio: uma abordagem prática para o ensino de funções orgânicas.

Revista Ciências & Ideias, v. 15, p. e24152391, janeiro/dezembro, 2024.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos

processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

22-05-2024