Um estudo sobre a abordagem CTSA presente nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em química do CEUNES/UFES

Autores

  • Roberta Maura Calefi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Otavio Gomes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44529

Palavras-chave:

CTSA; Ensino e Aprendizagem; Licenciatura em Química

Resumo

A abordagem da relação Ciência-Tecnologia-Sociedade e Ambiente (CTSA) torna-se cada vez mais importante no ensino, de modo a oportunizar aos estudantes a compreensão dos avanços científicos e tecnológicos. A presente pesquisa buscou fazer um estudo dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) do curso de Licenciatura em Química do Ceunes/Ufes, apresentados entre os anos de 2014 e 2022, com o objetivo de investigar de que maneira a abordagem CTSA está inserida e quais as principais tendências encontradas nesses trabalhos. Os dados foram coletados acessando o site do curso de Licenciatura em Química Ceunes/Ufes, resultando na coleta de dez trabalhos, que foram analisados e discutidos na perspectiva CTSA. Em relação a metodologia, adotamos a pesquisa qualitativa de caráter exploratório. As análises dos TCCs foram feitas a partir de duas categorias: a perspectiva reducionista e a perspectiva crítica de CTSA, com o suporte da análise textual discursiva, em que as categorias foram criadas com base na fundamentação teórica da pesquisa, observando as principais características evidenciadas nos TCCs. Os resultados apontaram poucos trabalhos que inserem a perspectiva reducionista e um número considerável de trabalhos voltados para a perspectiva crítica, mostrando a grande potencialidade de formação inicial de professores que compreendem as relações sociais entre ciência e tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otavio Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo no campus de São Mateus. Professor na Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU/ES).

Referências

ALVES, J. A. P.; MION, R. A.; CARVALHO, W. L. P. Implicações da relação Ciência Tecnologia-Sociedade-Ambiente na formação de professores de física. In: Simpósio Nacional em Ensino de Física. Anais. São Luís: CEFET, 2007. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/atas/resumos/T0247-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p.15- 27, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cpQBQWf3L6SQWqnff9M4NrF/?lang=pt. Acesso em: 23 mar. 2023.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 122–134, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/XvnmrWLgL4qqN9SzHjNq7Db. Acesso em: 24 mar. 2023.

AULER, D. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências, 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82610. Acesso em: 23 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Formação de Professores do Ensino Médio-Ciências da Natureza - Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa II - Caderno III, Secretaria de Educação Básica (SEB), UFPR/Setor de Educação, Curitiba – PR, 2014. Disponível em: https://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/cadernos/web_caderno_2_3.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.

BARCELLOS, B. F. A experimentação no ensino de química por meio do laboratório didático: Desafios e possibilidades. Disponível em: https://quimica.saomateus.ufes.br/sites/quimica.saomateus.ufes.br. Acesso em: 14 jul. 2023.

BACON, Frances. Novum Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da Interpretação da Natureza. Tradução e Notas: José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo, Editora Nova Cultural Ltda, 1999.

CARVALHO, A. M. P. DE; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, S. J. J. C. de. Elaboração e aplicação de jogos didáticos: Uma proposta visando a motivação dos alunos no aprendizado de química. Disponível em: https://quimica.saomateus.ufes.br/sites/quimica.saomateus.ufes.br. Acesso em: 14 jul. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2016.

GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. A Importância da educação científica na sociedade atual. In: CACHAPUZ et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125–153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ. Acesso em: 03 abr. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JESUS, R. T. S. de. Relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no ensino de química: ‘’Projeto compostagem’’ numa escola da rede estadual de ensino no norte do Espírito Santo. Disponível em: https://quimica.saomateus.ufes.br/sites/quimica.saomateus.ufes.br. Acesso em: 14 jul. 2023.

KIRMSE, E. R. Ensino de química na educação básica: Proposta de sequência didática para o ensino de polímeros na perspectiva CTSA. Disponível em: https://quimica.saomateus.ufes.br/sites/quimica.saomateus.ufes.br. Acesso em: 14 jul. 2023.

MIRANDA, A. L. Da natureza da tecnologia: uma análise filosófica sobre as dimensões ontológica, epistemológica e axiológica da tecnologia moderna. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia), Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná: Curitiba, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/pbX5cLHd9zKBxMLLFJqXrZN/. Acesso em: 05 abr. 2023.

PEREIRA, G. F. M. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): uma revisão bibliográfica sobre sua utilização no ensino de ciências. Disponível em: https://quimica.saomateus.ufes.br/sites/quimica.saomateus.ufes.br. Acesso em: 14 jul. 2023.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência –Tecnologia –Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio, v.2, n.2, p.110-132, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL/?lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2023.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTSA em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-12, nov. 2007. Disponivel em: http://200.133.218.118:3537/ojs/index.php/cienciaeensino/issue/view/15. Acesso em: 29 mar. 2023.

SANTOS, L. G. Análise e aplicações de metodologias alternativas para o ensino de química orgânica em uma escola no município de São Mateus/ES. Disponível em: https://quimica.saomateus.ufes.br/sites/quimica.saomateus.ufes.br. Acesso em: 14 jul. 2023.

SOLBES, J.; VILCHES, A. El modelo constructivista y las relaciones ciencia/técnica/sociedad. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas. Barcelona, v. 10, n.2, p.181-186, 1992. Disponivel em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=94559. Acesso em: 08 abr. 2023.

SIQUEIRA, K. G. R. Educação ambiental no ensino de química: Investigação

da temática agrotóxicos nos livros didáticos e a percepção dos professores sobre o tema ambiental. Disponível em: https://quimica.saomateus.ufes.br/sites/quimica.saomateus.ufes. Acesso em: 14 jul. 2023.

SIVICO, M. J. Formação continuada de professores de química da educação básica: proposta e avaliação da sequência didática sobre agrotóxicos na perspectiva CTSA. Disponível em: https://quimica.saomateus.ufes.br/sites/quimica.saomateus.ufes.br. Acesso em: 14 jul. 2023.

SOARES, F. F. G. Ensino de química ambiental: Uma revisão bibliográfica na revista química nova na escola. Disponível em: https://quimica.saomateus.ufes.br/sites/quimica.saomateus.ufes.br. Acesso em: 14 jul. 2023.

VASCONCELLOS, T. V.; CHISTÉ, P. S. Ciência em quadros. 2017.

VENTURA, L. A. A reciclagem de diferentes materiais como tema gerador: Uma revisão bibliográfica e uma proposta para o ensino de química. Disponível em: https://quimica.saomateus.ufes.br/sites/quimica.saomateus.ufes.br. Acesso em: 14 jul. 2023.

Downloads

Publicado

22-05-2024