Proposta didática para o ensino da tabela periódica para os alunos do 9° ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44495Palabras clave:
Jogos didáticos; Ensino de química; Metodologias alternativas; Educação BásicaResumen
Os jogos pedagógicos na educação de Química podem auxiliar e facilitar a aprendizagem, pois possibilitam várias maneiras de trabalho em sala de aula. Por ser uma atividade coletiva, incentivam a interação entre os alunos, o que possibilita momentos de discussão e resolução de dúvidas. Sendo assim, foi desenvolvido um jogo intitulado “Acertando o elemento químico”, voltado para o ensino da tabela periódica, com o objetivo de tornar o estudo desse conteúdo mais atrativo e proveitoso tanto para o professor quanto para o aluno do ensino fundamental. Na construção do jogo, foi utilizada a metodologia Design Thinking e, após seu desenvolvimento, o jogo foi aplicado para 17 alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Linhares-ES. A prática foi realizada em quatro etapas: 1ª - aula teórica (realizada em aulas anteriores pela professora sem a presença do pesquisador); 2ª - diálogo com os alunos sobre a importância e a utilidade dos elementos químicos para o cotidiano do homem; 3ª - explicação das regras e divisão dos grupos; 4ª - aplicação e avaliação do jogo. Por meio dos resultados, percebeu-se que o jogo “Acertando o elemento” é um aliado no processo de ensino da tabela periódica e proporciona uma aprendizagem significativa, criando um ambiente de descontração e interação entre os alunos, sendo um possível motivador para o ensino da Química.
Descargas
Citas
BARROS, M. C. F. B.; MIRANDA, J. C.; COSTA, R. C. Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, quadriênio 2017-2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/23/uso-de-jogos-didaticos-no-processo-ensino-aprendizagem. Acesso em: 28 fev. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.
GONZAGA, G. R et al. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, quadriênio 2017-2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/7/jogos-didticos-para-o-ensino-de-cincias. Acesso em: 28 fev. 2024.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MENDES, C. F.; BRAGA, N. M. P.; SOUSA, M. A. N. Jogo didático-ecológico aplicado a alunos do quinto ciclo: conhecendo a nossa fauna. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil. l, Caxambu- MG, 23 a 28 de setembro de 2007. Disponível em: https://www.seb-ecologia.org.br/revistas/indexar/anais/viiiceb/pdf/1023.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.
MOREIRA, M. A. Subsídios Teóricos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências: a teoria da aprendizagem significativa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, R. S. F. A importância do uso de recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de biologia. Anais VII ENALIC. Realize Editora, Campina Grande, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51798. Acesso em: 24 ago. 2023.
SANTANA, E. M.; REZENDE, D. B. O Uso de Jogos no ensino e aprendizagem de Química: Uma visão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba, Brasil, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0125-1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
SANTANA, E. M.; REZENDE, D. B. A Influência de Atividades Lúdicas na Aprendizagem de Conceitos Químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação São Paulo – SP, 2006. Disponível em: https://axpfep1.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p467.pdf. Acesso em: 29 fev. 2024.
SANTOS, V. R. Jogos na escola: os jogos nas aulas como ferramenta pedagógica. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
SPAGNOLO, C; SANTOS, B. S. dos. Design thinking na (trans) formação de professores. Caxias do Sul, RS: Educs, 2021. Disponível em: https://www.ucs.br/educs/arquivo/ebook/design-thinking-na-transformacao-de-professores/. Acesso em: 26 jan. 2024.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thayara Vieira Tellaroli Pandolfi, Ana Nery Furlan Mendes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.