Experiências artístico-pedagógicas com estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do estado do Maranhão

Auteurs

  • Andressa Passos do Nascimento Universidade Federal do Maranhão
  • Michelle Nascimento Cabral Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36191

Résumé

O principal objetivo deste artigo é analisar o processo de composição estética-artístico dos estudantes-atores/ atrizes que participaram da montagem do espetáculo “O Cavaleiro do Destino”, uma produção artística realizada com estudantes do ensino médio da escola Liceu Maranhense. Entende-se que os processos pedagógicos são também processos artísticos, por isso, utilizamos a análise de documentos (entrevistas, relatórios, plano de aulas), baseados na genética teatral, assim como as metodologias utilizadas nas oficinas e as estratégias/técnicas utilizadas para composição da encenação, tendo como base principal os autores Grotowski (1997), Ferancini (2003). Realizamos, assim, com essa linguagem artística, um movimento tático de reinvenção do cotidiano escolar, a partir das oficinas. Por fim, trago como formato de ensino, oficinas extracurriculares, que agregam ao ensino do teatro, e como um estudo sobre o corpo abre os caminhos de um redescobrimento maior de si.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Andressa Passos do Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Artista- docente, possui graduação em Teatro Licenciatura (UFMA), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão (PPGAC/UFMA), artista e bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA

Michelle Nascimento Cabral Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Artista-docente do curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Atriz, palhaça e diretora teatral. Coordenadora e docente do Mestrado em Artes Cênicas - PPGAC/UFMA. Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS. Mestra em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Bacharel em Artes Cênicas-Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. 

Téléchargements

Publiée

19-11-2021