Formulação de perguntas

uma estratégia de leitura para Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.37480

Palavras-chave:

Texto de Divulgação Científica, Leitura, Formulação de Perguntas

Resumo

Este trabalho foi fruto de uma dissertação de mestrado, que teve como intuito analisar as compreensões de professores em formação inicial acerca da estrutura e particularidades do Discurso de Divulgação Científica. Para tanto, foi proposto a leitura desse gênero textual e como estratégia de leitura foi utilizada a formulação de perguntas com licenciandos em química, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O Texto de Divulgação Científica (TDC) escolhido para essa atividade foi a Introdução do livro “Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar” de Joe Schwarcz. As perguntas formuladas pelos licenciandos a partir da leitura foram analisadas com base em categorias a priori já definidas por Ferreira (2009), que trazem as particularidades de um TDC, sobre aspectos científicos, conceituais, históricos, cotidianos e didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Laura de Castro Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Biológicas (Unisinos), Mestranda em Educação em Ciências (UFRGS) e Professora na rede pública da cidade de Parobé.

Tauane Farias Telles Stamm, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Química (UFFS), Mestre em Educação em Ciências (UFSM), Doutoranda em Educação em Ciências (UFSM) e Professora na rede pública da cidade de Roque Gonzales.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos