Aplicação do modelo DPSIR (Drivers – Pressures – State – Impact – Response) com foco nas respostas tecnológicas para a redução dos gases de efeito estufa

Autores

  • Gabriela Bartu Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Yvan Asencios Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.21712/lajer.2022.v9.n1.p49-68

Palavras-chave:

DPSIR, Redução de CO2, Tecnologias climáticas

Resumo

As mudanças climáticas são um grande desafio da atualidade. Sabe-se que o aumento da concentração de gases de efeito estufa, especialmente o CO2, intensifica essa problemática. Esse aumento é decorrente de algumas atividades humanas, por exemplo, o consumo energético. Para entender essa relação causal, o presente estudo teve como objetivo aplicar o modelo de causa e efeito DPSIR (Drivers – Pressures – State – Impact – Response) com foco nas respostas tecnológicas que favorecem a redução da emissão do CO2 e a transformação do mesmo em produtos com valor agregado. Nesse caso, foi utilizado uma busca bibliográfica sistêmica nas bases de dados de artigos científicos. Com a aplicação do DPSIR foi possível visualizar de forma mais clara as forças motrizes que levam a emissão de CO2, pressões no meio ambiente, mudança de estados, impactos e por fim, as respostas tecnológicas. As principais abordagens tecnológicas identificadas foram a captura e armazenamento de carbono (CCS) bem como sua utilização (CCUS), sendo este último relacionado a reciclagem do CO2.  Essa reciclagem pode ocorrer por diversas rotas químicas, como a fotocatálise de CO2 que apresenta grande vantagem por não necessitar de adição energética em seu processo e a outra rota é a hidrogenação do CO2 que permite obter uma variedade de produtos com finalidades energéticas distintas. Por fim, as mudanças climáticas são um desafio sistêmico que necessita de soluções seja do âmbito público, privado ou tecnológico que combinam e cooperam entre si, nesse sentido a aplicação do modelo DPSIR pode ser uma estratégia para os tomadores de decisão.

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Biografia do Autor

Gabriela Bartu, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Bacharel em Ciência e Tecnologia do Mar pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e estudante de Engenharia Ambiental. 

Yvan Asencios, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Realizou um Pós-Doutoramento no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, USP. Foi Pesquisador Visitante no Instituto de Tecnologia Química da Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha; obteve o título de Doutor em Química pela Universidade de São Paulo, USP, (sub-área Físico-Química); Mestre em Química da Pontifícia Universidad Católica del Perú, PUCP (sub-área Catalisadores e Adsorventes), Diploma de Especialização em Engenharia de Combustíveis Gasosos da Pontifícia Universidad Católica del Perú, PUCP; Engenheiro Químico da Universidad Nacional José Faustino Sanchez Carrion, (UNJFSC), Lima/Perú (Diploma Revalidado pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar). Pesquisador na área de Catálise Heterogênea para produção de Combustíveis Renováveis e Materiais Avançados para aplicações ambientais. Chefe do Laboratório de Catálise e Química Sustentável da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, BS). Coordenou de Projetos FAPESP e CNPq. Possui experiência na síntese, caracterização físico-química e modificação de diversos materiais de interesse tecnológico e industrial (ênfase em catalisadores e adsorventes). Desempenha o cargo de Professor Adjunto C3 na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (Dedicação exclusiva) para a Graduação e Pós-Graduação do Instituto do Mar do Campus Baixada Santista (Área de Engenharia Química). Também é Professor e Pesquisador Colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Química na Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André-SP.

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

Bartu Castilho Viana, G., & Jesús Olortiga Asencios, Y. . (2022). Aplicação do modelo DPSIR (Drivers – Pressures – State – Impact – Response) com foco nas respostas tecnológicas para a redução dos gases de efeito estufa . Latin American Journal of Energy Research, 9(1), 49–68. https://doi.org/10.21712/lajer.2022.v9.n1.p49-68

Edição

Seção

Revisão de Artigos