Método FMEA de qualidade: um estudo da sua aplicação no processo de bordado em uma empresa regional
DOI:
https://doi.org/10.21712/lajer.2024.v11.n2.p64-72Palavras-chave:
FMEA, processos, qualidade, bordado, produçãoResumo
Com o aumento da competitividade no mercado e a rigorosidade com que as empresas têm analisado os seus processos para torná-los mais eficientes e assertivos, a gestão da qualidade se torna uma importante área de estudo para os gestores e organizações encontrarem metodologias e técnicas que consigam elucidar o seu processo e reduzam as falhas recorrentes e possíveis do seu sistema produtivo. Nesse contexto, o FMEA se apresenta como uma importante ferramenta auxiliar para o mapeamento das falhas e erros de um processo, revelando suas adversidades, propondo soluções para a melhora da eficiência e assertividade da empresa. Com isso, o FMEA se norteia em um dos princípios da gestão da qualidade, a satisfação plena dos clientes, com vista na redução dos custos. Logo, o objetivo deste estudo foi analisar o processo de bordado de uma empresa regional de São Paulo, tendo em vista a utilização do FMEA como ferramenta de identificação e caracterização das falhas e erros do processo, a fim de estabelecer ações corretivas que melhorem a produção. Portanto, apesar da empresa não utilizar nenhuma medida de controle da qualidade, determina-se a relevância que o FMEA pode trazer a organização a partir da tabulação dos problemas dos seus processos e a elaboração de soluções objetivamente implementáveis, reforçando a eficácia e adaptabilidade dessa ferramenta.
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