UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS SEMÂNTICO-DISCURSIVAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO

Autores

  • Lusidia Felimone Universidade Agostinho Neto

DOI:

https://doi.org/10.47456/c48b8s39

Palavras-chave:

Texto, Discurso , Gramática Sistémico-funcional

Resumo

A emergência de uma variedade de Português caraterística de Angola, com traços morfossintáticos, semântico-lexicais e fonéticos específicos, é hoje um fato amplamente reconhecido, quer pelos falantes, quer por linguistas e outros especialistas, a quem se deve a multiplicidade de estudos descritivos sobre esta variedade, muitos dos quais apontam para a necessidade da sua normatização e oficialização, num contexto em que a competência linguística é avaliada em função da variedade padrão. Este artigo tem por objetivo contribuir para esta reflexão, abordando aspetos semântico-discursivos ligados a esta variedade de Português, analisando as opções em termos de estratégias discursivas de cinco textos produzidos em sala de aula por estudantes da Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto usados como amostra. Esta pesquisa foi realizada à luz da Gramática Sistémico-Funcional, por meio de técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, por considerarmos que esta teoria fornece as ferramentas necessárias para uma análise da estrutura interna dos textos e das relações lógico-semânticas entre os elementos textuais com base nas quais se estrutura o texto. Esperamos, com este estudo, obter pistas para uma descrição mais ampla e abrangente das estratégias discursivas caraterísticas de estudantes neste contexto sociolinguístico.

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Publicado

02-07-2025

Como Citar

UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS SEMÂNTICO-DISCURSIVAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 91–111, 2025. DOI: 10.47456/c48b8s39. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/46593. Acesso em: 5 dez. 2025.