ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO E COERÊNCIA NAS REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2021
UMA ANÁLISE TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.47456/b7v8tx42Palavras-chave:
Referenciação, Enem, Análise textualResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o papel dos processos de referenciação em dissertações-argumentativas que obtiveram nota 1000 no Enem 2021, e suas implicações no ensino da escrita. Como aporte teórico, adotamos a concepção sociocognitivista da linguagem, entendendo a referência como um processo complexo que vai além das expressões textuais, requerendo um esforço sociocognitivo para construir elementos discursivos. A análise fundamenta-se nas teorias de Salomão (1999), Marcuschi (2007), Koch e Cunha-Lima (2011), entre outros, que veem o texto como um evento comunicativo e a referenciação como um processo de estabilização discursiva. A pesquisa examinou uma redação de estudantes do ensino médio que obtiveram nota máxima no Enem 2021, visando contribuir para os estudos sobre referenciação e destacar as mudanças e novos significados nas redações. À guisa de conclusão, observamos que a escrita dissertativa-argumentativa amplia contextos e reconfigura significados ao incorporar diversas leituras.
Referências
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