ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO E COERÊNCIA NAS REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2021

UMA ANÁLISE TEXTUAL

Autores

  • Davi Guedes Universidade Estadual do Ceará
  • Suelene Silva Oliveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47456/b7v8tx42

Palavras-chave:

Referenciação, Enem, Análise textual

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o papel dos processos de referenciação em dissertações-argumentativas que obtiveram nota 1000 no Enem 2021, e suas implicações no ensino da escrita. Como aporte teórico, adotamos a concepção sociocognitivista da linguagem, entendendo a referência como um processo complexo que vai além das expressões textuais, requerendo um esforço sociocognitivo para construir elementos discursivos. A análise fundamenta-se nas teorias de Salomão (1999), Marcuschi (2007), Koch e Cunha-Lima (2011), entre outros, que veem o texto como um evento comunicativo e a referenciação como um processo de estabilização discursiva. A pesquisa examinou uma redação de estudantes do ensino médio que obtiveram nota máxima no Enem 2021, visando contribuir para os estudos sobre referenciação e destacar as mudanças e novos significados nas redações. À guisa de conclusão, observamos que a escrita dissertativa-argumentativa amplia contextos e reconfigura significados ao incorporar diversas leituras.

 

Referências

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Publicado

02-07-2025

Como Citar

ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO E COERÊNCIA NAS REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2021: UMA ANÁLISE TEXTUAL. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 161–181, 2025. DOI: 10.47456/b7v8tx42. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/46613. Acesso em: 5 dez. 2025.