Residência Pedagógica E Formação De Professores Em Alagoas: Vivências E Reflexões Sobre O Ensino De Língua Espanhola
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.34017Resumen
Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito de uma investigação desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP - Espanhol), em especial no que diz respeito à formação continuada de duas professoras preceptoras participantes do referido programa. Teoricamente, baseamo-nos na formação de professores (NÓVOA, 1995; DELORS, 2013; MARQUES; PIMENTA, 2015) e na perspectiva do letramento crítico (DUBOC, 2016; MOTTA, 2008; JANKS, 2016). Buscamos, neste estudo, evidenciar a necessidade da formação e da motivação do profissional da educação em relação à construção de novos conhecimentos, respaldados pelo desenvolvimento da criticidade, reflexão e transformação da prática pedagógica situada. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa qualitativa foram entrevistas com as preceptoras e relatos dos alunos residentes. Como resultado da investigação, verificamos que a Residência Pedagógica Espanhol proporcionou às docentes a possibilidade de refletirem acerca da importância da formação continuada, (re)pensarem suas práticas pedagógicas e de ressignificarem-nas.
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica. Formação de professores. Letramento crítico. Língua espanhola.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS