Plataforma Teams: Interação E Ensino

Autores/as

  • Alba Helena Fernandes Caldas CENTRO UNIVERSITARIO DE ITAJUBA - FEPI

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36614

Resumen

Frente ao isolamento social, muitas escolas ofereceram o ensino remoto aos estudantes, para manter as aulas, mesmo a distância. Assim, muitos alunos e professores passaram a utilizar as plataformas digitais como espaço de sala de aula. Nesse contexto, o ensino de leitura e escrita assume relevante função, uma vez que os textos produzidos e compartilhados por professores e alunos advêm dos recursos de multimídias, disponíveis no contexto digital. A partir desse cenário, temos como objetivo, neste artigo, propor uma discussão sobre como esses textos ambientados em plataforma digital – hipertextos – são constituídos em termos de características, aspectos contextuais, multimodais, composicionais, interacionais e quais são os tipos de interação que esses textos produzem em um ambiente de ensino. Com fundamentação teórica na Linguística Textual de perspectiva sociocognitiva e interacional, o trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, tendo sido selecionados como corpus hipertextos ambientados na plataforma Teams, na qual alunos e professores criam conteúdo e compartilham recursos de maneira integrada. Os resultados encontrados apontam que o uso da plataforma Teams como sala de aula pode ampliar as perspectivas teórico metodológicas para o ensino de leitura e escrita em ambiente digital, bem como as novas formas de interação, tornando o aluno autônomo, mais crítico, podendo alternar papeis de leitor e produtor de textos multimodais, de forma mais lúdica.

Palavras-chave: Hipertexto. Interação. Ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

19-12-2021

Cómo citar

CALDAS, Alba Helena Fernandes. Plataforma Teams: Interação E Ensino. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 106–124, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36614. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36614. Acesso em: 25 nov. 2024.