Análise Da Conversação: Panorama Dos Estudos No Brasil E Repercussão No Ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36692

Resumen

O trabalho apresenta uma síntese de como se instauraram os primeiros estudos sobre a conversação, a partir do trabalho do sociólogo Garfinkel – Studies in Etnomethodology - publicado em 1967. No Brasil, esses estudos se iniciam nos anos 1980 do século passado, com o aparecimento dos primeiros estudos sobre a Linguística Textual e a Análise da Conversação que examinaram os elementos próprios da fala  como os marcadores, o tópico, o turno.  Em um segundo momento, quase concomitante, o interesse passa para a organização estrutural da conversação, numa abordagem mais especificamente linguística, procurando revelar as sistematicidades da língua. Surgem, então, as primeiras teses e dissertações e vários grupos se constituíram. O trabalho volta-se, também, para a questão do ensino da oralidade na sala de aula, com sugestão de atividades, ressaltando que os conhecimentos em torno do conceito de língua falada e língua escrita não são suficientes; é preciso que o professor disponha de subsídios em relação às especificidades dos textos que circulam em sociedade em domínios discursivos determinados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonor Lopes Fávero, Titular de Linguística da USP (aposentada) e Titular de Língua Portuguesa da PUC-SP

Titular em Linguística na USP e titular em Língua Portuguesa na PUC-SP. Fez doutorado na PUC-SP, livre-docência na USP e pós-doutorado na Universidade de Paris VII, sob a supervisão de Sylvain Auroux. Pesquisadora do CNPq. É líder do Grupo de Pesquisa História das Ideias Linguísticas (Brasil e Portugal) e Identidade Nacional. Desenvolve e orienta pesquisas em Linguística Textual, Análise da Conversação, História das Ideias Linguísticas e Ensino e Aprendizagem de Língua Materna. É membro emérito do Grupo de Trabalho Linguística de Texto e Análise da Conversação – ANPOLL

Publicado

19-12-2021

Cómo citar

LOPES FÁVERO, Leonor. Análise Da Conversação: Panorama Dos Estudos No Brasil E Repercussão No Ensino. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 136–146, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36692. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36692. Acesso em: 17 jul. 2024.