Análise Da Conversação: Panorama Dos Estudos No Brasil E Repercussão No Ensino
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36692Resumen
O trabalho apresenta uma síntese de como se instauraram os primeiros estudos sobre a conversação, a partir do trabalho do sociólogo Garfinkel – Studies in Etnomethodology - publicado em 1967. No Brasil, esses estudos se iniciam nos anos 1980 do século passado, com o aparecimento dos primeiros estudos sobre a Linguística Textual e a Análise da Conversação que examinaram os elementos próprios da fala como os marcadores, o tópico, o turno. Em um segundo momento, quase concomitante, o interesse passa para a organização estrutural da conversação, numa abordagem mais especificamente linguística, procurando revelar as sistematicidades da língua. Surgem, então, as primeiras teses e dissertações e vários grupos se constituíram. O trabalho volta-se, também, para a questão do ensino da oralidade na sala de aula, com sugestão de atividades, ressaltando que os conhecimentos em torno do conceito de língua falada e língua escrita não são suficientes; é preciso que o professor disponha de subsídios em relação às especificidades dos textos que circulam em sociedade em domínios discursivos determinados.
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