O Debate Sobre O Pedido De Impeachment De Bolsonaro: Polêmica, Argumentação E Estratégias De Textualização
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36844Resumen
Propomos neste artigo uma reflexão sobre como a polêmica em sua vertente argumentativa (AMOSSY, 2017) se materializa e se atualiza em comentários da rede social Facebook. Para tanto, selecionamos, na página UOL, no dia 17 de março de 2021, a postagem motivadora e Webnotícia, de título “OPOSIÇÃO ENTREGA PEDIDO IMPEACHMENT DE BOLSONARO À CÂMARA DE DEPUTADOS, e constituímos como objeto de análise dezesseis (16) comentários a essa postagem motivadora. Desse modo, considerando a relevância de categorias analíticas da Linguística Textual elegemos a referenciação e a intertextualidade como critérios textuais possíveis de serem mobilizados para a análise da argumentatividade em interações que participam do debate polêmico e assumimos o pressuposto de que a argumentação, conforme Amossy (2017, 2020) e Cabral (2019,2018), situa-se num quadro em que os sujeitos buscam agir um sobre o outro. Com base nas análises empreendidas, podemos concluir que referentes (objetos de discurso) e as relações intertextuais i) contribuem para a instauração, manutenção e atualização da interação polêmica e ii) constituem-se, no jogo polêmico, em relevantes estratégias de violência verbal, reforçando o caráter dicotômico da polêmica.
Palavras-chave: Argumentação polêmica. Referenciação. Intertextualidade. Comentários do Facebook.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS