O Debate Sobre O Pedido De Impeachment De Bolsonaro: Polêmica, Argumentação E Estratégias De Textualização

Autores

  • Bharbara Bonelle de Sousa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Malini de Aguiar
  • Rivaldo Capistrano Júnior

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36844

Resumo

Propomos neste artigo uma reflexão sobre como a polêmica em sua vertente argumentativa (AMOSSY, 2017) se materializa e se atualiza em comentários da rede social Facebook. Para tanto, selecionamos, na página UOL, no dia 17 de março de 2021, a postagem motivadora e Webnotícia, de título  “OPOSIÇÃO ENTREGA PEDIDO IMPEACHMENT DE BOLSONARO À CÂMARA DE DEPUTADOS, e constituímos como objeto de análise dezesseis (16) comentários a essa postagem motivadora. Desse modo, considerando a relevância de categorias analíticas da Linguística Textual elegemos a referenciação e a intertextualidade como critérios textuais possíveis de serem mobilizados para a análise da argumentatividade em interações que participam do debate polêmico e assumimos o pressuposto de que a argumentação, conforme Amossy (2017, 2020) e Cabral (2019,2018), situa-se num quadro em que os sujeitos buscam agir um sobre o outro. Com base nas análises empreendidas, podemos concluir que referentes (objetos de discurso) e as relações intertextuais i) contribuem para a instauração, manutenção e atualização da interação polêmica e ii) constituem-se, no jogo polêmico, em relevantes estratégias de violência verbal, reforçando o caráter dicotômico da polêmica.

Palavras-chave: Argumentação polêmica. Referenciação. Intertextualidade. Comentários do Facebook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2021

Como Citar

SOUSA, Bharbara Bonelle de; MALINI DE AGUIAR, Gabriela; CAPISTRANO JÚNIOR, Rivaldo. O Debate Sobre O Pedido De Impeachment De Bolsonaro: Polêmica, Argumentação E Estratégias De Textualização. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 50–65, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36844. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36844. Acesso em: 22 nov. 2024.