EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DECOLONIALIDADE
EXPLORANDO LETRAMENTOS CRÍTICOS ATRAVÉS DE QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
DOI:
https://doi.org/10.47456/6eqq9802Palavras-chave:
Educação linguística, Decolonialidade, letramento crítico, epistemologias plurais, narrativas periféricasResumo
O presente artigo investiga as interseções entre a educação linguística e a decolonialidade, com base na obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Fundamentado em teorias de letramento crítico (Jordão, 2012; Freire, 1980) e pedagogia decolonial (Quijano, 2009; Dussel, 1993), o estudo argumenta que a literatura pode funcionar como ferramenta essencial para a reflexão sobre desigualdades estruturais e para a valorização de narrativas marginalizadas. Por meio de um projeto pedagógico realizado com estudantes de ensino médio, foram exploradas conexões entre as vivências retratadas por Carolina e as realidades locais, propondo práticas educativas que promovem a emancipação (linguística) crítica e a conscientização social. Além disso, a análise dialoga com perspectivas etnográficas (Clifford & Marcus, 1986) e com a ressignificação de saberes plurais (Duboc & Gattolin, 2015). O artigo destaca a importância de práticas educacionais que transcendem o paradigma moderno e integram epistemologias diversas, promovendo a resistência às desigualdades e a transformação social.
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