EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DECOLONIALIDADE

EXPLORANDO LETRAMENTOS CRÍTICOS ATRAVÉS DE QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/6eqq9802

Palavras-chave:

Educação linguística, Decolonialidade, letramento crítico, epistemologias plurais, narrativas periféricas

Resumo

O presente artigo investiga as interseções entre a educação linguística e a decolonialidade, com base na obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Fundamentado em teorias de letramento crítico (Jordão, 2012; Freire, 1980) e pedagogia decolonial (Quijano, 2009; Dussel, 1993), o estudo argumenta que a literatura pode funcionar como ferramenta essencial para a reflexão sobre desigualdades estruturais e para a valorização de narrativas marginalizadas. Por meio de um projeto pedagógico realizado com estudantes de ensino médio, foram exploradas conexões entre as vivências retratadas por Carolina e as realidades locais, propondo práticas educativas que promovem a emancipação (linguística) crítica e a conscientização social. Além disso, a análise dialoga com perspectivas etnográficas (Clifford & Marcus, 1986) e com a ressignificação de saberes plurais (Duboc & Gattolin, 2015). O artigo destaca a importância de práticas educacionais que transcendem o paradigma moderno e integram epistemologias diversas, promovendo a resistência às desigualdades e a transformação social.

Biografia do Autor

  • Ronald Gobbi Simões, Universidade Federal do Espírito Santo
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor da Educação Básica na Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu-ES). E-mail: ronald.simoes@edu.ufes.br    
  • Antonio Cezar de almeida Portugal, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2015), Licenciado em Letras Português/Inglês pela Faculdade Uniube. Graduando em Pedagogia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestrando em Educação PPGMPE/UFES. Suas áreas de interesse e pesquisa são: teoria política contemporânea; pós-colonialismo; estudos de gênero/sexualidade; feminismo; mobilização da lei pela sociedade civil e pelos movimentos sociais, religiões de matrizes africanas e ensino de Sociologia.

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Publicado

02-07-2025

Como Citar

EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DECOLONIALIDADE: EXPLORANDO LETRAMENTOS CRÍTICOS ATRAVÉS DE QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 218–240, 2025. DOI: 10.47456/6eqq9802. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/47295. Acesso em: 5 dez. 2025.