A GRAMÁTICA NAS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as crenças de professores de língua portuguesa em formação inicial, no curso de Licenciatura em Letras Vernáculas, da Universidade Federal da Bahia. O que está em foco são as crenças desses sujeitos sobre gramática, as quais foram diagnosticadas em dois momentos específicos: no ingresso do curso e após dois semestres de formação. A partir dessa investigação foi possível identificar quais concepções serviram como referência para a formulação das crenças apresentadas sobre este construto; os impactos que as experiências e saberes interpretados nessa fase da graduação causam sobre tais crenças e fazer uma estimativa dos efeitos que elas ocasionarão caso sejam adotadas para orientar suas ações nas aulas de Língua Portuguesa.
Palavras - chave: Gramática. Crenças. Formação de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS