Viabilidade de uma Startup baseada em Economia Colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.8.1.21887.24-42.Resumo
As constantes mudanças pelas quais o mundo dos negócios vem passando, aumentam os riscos para os novos empreendimentos, mas também apresentam oportunidades para negócios inovadores, como as startups baseadas na economia colaborativa. Na análise de viabilidade econômica desses novos negócios um dos desafios é a projeção do fluxo de caixa sem dispor do histórico de desempenho. Assim, foi realizado um estudo de caso em empresa nascente que, via web, promove a locação de equipamentos pesados da construção civil. O estudo compreendeu três etapas: detalhamento do caso, avaliação do mercado e análise da viabilidade do negócio. Os resultados obtidos indicaram que o negócio proposto tem boa receptividade e potencial no mercado. Além disso, seu crescimento pode ser estimado com base em um modelo polinomial ajustado, possibilitando a análise de sua viabilidade econômica por métodos convencionais, o que demonstrou a sua dependência de um crescimento expressivo das receitas nos dois anos iniciais.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).