Análise das Relações entre os Componentes do Capital Intelectual no Serviço Público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.3.43746.247.265

Palavras-chave:

Componentes do capital intelectual, Serviço público, Correlação linear

Resumo

O capital intelectual (CI) de uma organização pública representa o nível de conhecimento, habilidades, experiências, competências e capacidades dos colaboradores. O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre os capitais humano, relacional e estrutural que conformam o CI, na perspectiva dos servidores públicos. A abordagem teórica baseia-se nos componentes que formam o capital intelectual: capitais humano, estrutural e relacional. Encontrou-se forte correlação positiva entre o conhecimento técnico e o incentivo à inovação. Os recursos de capital humano se destacaram como um ponto forte em decorrência da formação e qualificação dos servidores, entretanto, o capital estrutural necessita de investimentos em infraestrutura e TIC. O capital relacional é visto como essencial para melhorar os canais de comunicação com a sociedade. Como contribuição social, o estudo destaca formas de melhorar a eficiência e eficácia dos serviços públicos via gestão mais eficiente dos recursos humanos, de infraestrutura e relacional visando o atendimento das necessidades dos cidadãos. Os resultados deste estudo contribuem com a produção de informações sobre a necessidade de investimentos em infraestrutura e tecnologia, incentivo à inovação e compartilhamento de conhecimento entre os servidores, e com isso, melhorar a qualidade da decisão na gestão das organizações públicas.

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Biografia do Autor

Sérgio Castro Gomes, Universidade da Amazônia – UNAMA

Doutor.

Jefferson Vieira Siade, Escola de Governança Pública do Estado do Pará-EGPA

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará(2001), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará(2008) e mestrado em Sociologia Geral pela Universidade Federal do Pará(2004). Atualmente é SOCIÓLOGO da ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura. Atuando principalmente nos seguintes temas:Tempo social. Estrutura temporal. Tradicional, Moderno.

Carlos Alberto de Miranda Pinheiro, Escola de Governança Pública do Estado do Pará-EGPA

Professor Adjunto do Departamento de Matemática Estatística e Informática da Universidade do Estado do Pará(UEPA). Professor Do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UEPA. Doutor em Educação Matemática. Professor do Instituto de Formção Superior de Governança Pública da Escola de governança Pública do Esatdo do Pará(EGPA). 

Evandro Ladislau da Silva, Escola de Governança Pública do Estado do Pará-EGPA

especialista em Gestão Pública com Ênfase em Políticas Públicas e Governança pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (2022) e mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (2010). Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (CEPPE / EGPA), com com trabalhos na área de avaliação de políticas públicas e gestão estratégica no setor público. 

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

Castro Gomes, S., Vieira Siade, J., de Miranda Pinheiro, C. A., & Ladislau da Silva, E. (2024). Análise das Relações entre os Componentes do Capital Intelectual no Serviço Público. Revista Gestão & Conexões, 13(3), 247.265. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2024.13.3.43746.247.265

Edição

Seção

Artigos