ESTRATÉGIAS EM UNIVERSIDADES: EMERGÊNCIA E COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.21759.88-106.Abstract
Universidades são organizações complexas e possuem características próprias, o que contribui para que suas estratégias sejam focadas principalmente em decisões e ações, ao invés de planos documentais. Em virtude de sua complexidade, a elaboração de um planejamento estratégico pode não garantir o alcance dos objetivos que foram planejados. Na prática, existem diversos fatores que influenciam o processo estratégico e contribuem para a realização de estratégias emergentes. O artigo se propõe a analisar, por meio de um ensaio teórico, as estratégias realizadas em universidades, sob o enfoque da teoria da complexidade e da visão de estratégias emergentes. Para a melhor compreensão do fenômeno analisado, descreve-se as universidades como organizações complexas, os desafios do planejamento estratégico, a estratégia como um processo emergente, bem como a realização de estratégias nas universidades. A partir de uma breve exposição da literatura, o artigo conclui que as universidades possuem especificidades que precisam ser consideradas na formação de suas estratégias e que, essas estratégias combinam aspectos deliberados e emergentes, em uma combinação de planejamento e prática.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).