ESTRATÉGIAS EM UNIVERSIDADES: EMERGÊNCIA E COMPLEXIDADE

Authors

  • Renata Lukasczuk Lopes

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.21759.88-106.

Abstract

Universidades são organizações complexas e possuem características próprias, o que contribui para que suas estratégias sejam focadas principalmente em decisões e ações, ao invés de planos documentais. Em virtude de sua complexidade, a elaboração de um planejamento estratégico pode não garantir o alcance dos objetivos que foram planejados. Na prática, existem diversos fatores que influenciam o processo estratégico e contribuem para a realização de estratégias emergentes. O artigo se propõe a analisar, por meio de um ensaio teórico, as estratégias realizadas em universidades, sob o enfoque da teoria da complexidade e da visão de estratégias emergentes. Para a melhor compreensão do fenômeno analisado, descreve-se as universidades como organizações complexas, os desafios do planejamento estratégico, a estratégia como um processo emergente, bem como a realização de estratégias nas universidades. A partir de uma breve exposição da literatura, o artigo conclui que as universidades possuem especificidades que precisam ser consideradas na formação de suas estratégias e que, essas estratégias combinam aspectos deliberados e emergentes, em uma combinação de planejamento e prática.

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Published

28-11-2018

How to Cite

Lukasczuk Lopes, R. (2018). ESTRATÉGIAS EM UNIVERSIDADES: EMERGÊNCIA E COMPLEXIDADE. Management and Connections Journal, 7(2), 88–106. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.21759.88-106.

Issue

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Artigos