Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23242.84-104Abstract
A presente pesquisa objetivou identificar os estilos de liderança dos professores de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Patos, na Paraíba. Para este estudo utilizou-se a abordagem quantitativa a partir do método dedutivo. A coleta dos dados ocorreu por meio do questionário Multifactor Leadership Questionnaire - 5x (MLQ), proposto por Bass (1985), e a análise a partir de estatísticas descritas básicas. Foram pesquisados 30 docentes de uma amostra total de 58, distribuídos em quatro cursos. Verificou-se que todos os estilos de liderança estudados são adotados pelos professores. No entanto, há um predomínio dos estilos transformacional (M= 4,15) e transacional (M=3,84), os quais apresentaram variação conforme a situação atribuída. Compreende-se, portanto, que existe demonstração de interesse dos professores em questões de liderança, no intuito de obter o melhor ambiente de trabalho e a máxima eficiência e eficácia dos seus alunos.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).