Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública

Autores/as

  • Sara Alves Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Mary Dayane Souza Silva Universidade Federal do Pernambuco - UFPE
  • Francisca Rozângela Lopes de Sousa Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Cinthia Moura Frade

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23242.84-104

Resumen

A presente pesquisa objetivou identificar os estilos de liderança dos professores de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Patos, na Paraíba. Para este estudo utilizou-se a abordagem quantitativa a partir do método dedutivo. A coleta dos dados ocorreu por meio do questionário Multifactor Leadership Questionnaire - 5x (MLQ), proposto por Bass (1985), e a análise a partir de estatísticas descritas básicas. Foram pesquisados 30 docentes de uma amostra total de 58, distribuídos em quatro cursos. Verificou-se que todos os estilos de liderança estudados são adotados pelos professores. No entanto, há um predomínio dos estilos transformacional (M= 4,15) e transacional (M=3,84), os quais apresentaram variação conforme a situação atribuída. Compreende-se, portanto, que existe demonstração de interesse dos professores em questões de liderança, no intuito de obter o melhor ambiente de trabalho e a máxima eficiência e eficácia dos seus alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sara Alves Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Adminstração pela UNiversidade Estadual da Paraíba - UEPB

Mary Dayane Souza Silva, Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Admistração pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

Mestra em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Francisca Rozângela Lopes de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Mestre em Sistemas Agroindustriais - UFCG/CCTA

Especialização em Gestão Pública Municipal - CCSA/UFPB

Graduação em Administração - UFCG/CCJS

Cinthia Moura Frade

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Publicado

03-06-2019

Cómo citar

Rodrigues, S. A., Silva, M. D. S., Sousa, F. R. L. de, & Frade, C. M. (2019). Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública. "Revista Gestión Y Conexiones", 8(2), 84–104. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23242.84-104

Número

Sección

Artigos