Estatística Multivariada e Tipologia: consumindo serviços de estética

Authors

  • Thelma Lucchese Cheung Universidade Federal Grosso do SUl
  • Camila de Souza Alves Doutoranda da UFMG
  • Leandro Sauer UFMS

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.2.6879.70-85.

Abstract

Com o objetivo principal de compreender as formas de um grupo específico perceber o corpo e as decisões pela sua modificação, por meio de serviços de estética corporal, 215 acadêmicas de uma universidade pública brasileira foram entrevistadas. Perguntas abertas levantaram as principais representações do corpo feminino. As definições do corpo feio e do corpo belo explicaram as relações entre o grupo e o tamanho de seu próprio corpo, os dilemas quanto aos padrões de beleza atuais, a dificuldade de sentir-se satisfeita e a busca por serviços de estéticas transformadores de sua identidade social. A adoção de técnicas estatísticas multivariadas para o tratamento dos dados coletados em campo permitiu a correlação de variáveis qualitativas e quantitativas, possibilitando a identificação dos principais tipos de comportamentos declarados de consumo de serviços de estética e das representações sociais do corpo.

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Author Biographies

Thelma Lucchese Cheung, Universidade Federal Grosso do SUl

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFMS

Camila de Souza Alves, Doutoranda da UFMG

Doutoranda do Programa em administração da UFMG

Leandro Sauer, UFMS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFMS

Published

17-11-2014

How to Cite

Cheung, T. L., Alves, C. de S., & Sauer, L. (2014). Estatística Multivariada e Tipologia: consumindo serviços de estética. Management and Connections Journal, 3(2), 70–85. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.2.6879.70-85.

Issue

Section

Artigos